Notícia no Ato

Coronavírus: novo Boletim Epidemiológico traz dados atualizados sobre a Covid-19 no município de Lages

Documento reúne uma série de indicadores que comparam, ao longo dos meses, se houve avanço ou desaceleração da Covid-19 no município. Por mais uma semana consecutiva é possível perceber gradativa melhora no cenário local

A Secretaria Municipal da Saúde apresentou na segunda-feira (5 de outubro), através de uma live, o novo Boletim Epidemiológico que reúne informações atualizadas sobre a pandemia da Covid-19 (novo Coronavírus), no âmbito local. O documento traz um detalhamento completo dos indicadores utilizados pelo Município para acompanhar o avanço ou desaceleração da pandemia em Lages, estabelecendo de forma clara e objetiva, uma série de comparativos a nível mundial, nacional, estadual e regional.

Entre os dados apresentados pelo secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, destaque para o número de pacientes recuperados, que chegou a 3.158 pessoas, um aumento de 3,5% desde a semana anterior. Os índices de pessoas em monitoramento (559) e casos ativos (47), registraram queda, de 9% e 41% respectivamente, quando comparados ao boletim epidemiológico, de 28 de setembro.

Houve ainda, diminuição do registro diário de casos confirmados da Covid-19 em Lages. Em agosto, por exemplo, o município chegou a marca de 96 casos confirmados em um único dia. Durante os primeiros quatro dias do mês de outubro, a média de novas confirmações ficou abaixo de dez casos diários. Quanto aos óbitos decorrentes do novo Coronavírus, é possível observar maior espaçamento de tempo entre os registros. Nas últimas três semanas, entre 14 de setembro e 4 de outubro, foram cinco óbitos registrados, portanto em 16 dias intercalados não houve notificações de mortes por conta da doença.

Queda nos atendimentos no Centro de Triagem

O número de pessoas atendidas diariamente, no Centro de Triagem da Covid-19, localizado no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro de Lages, também apresentou queda. Por exemplo, nos dias 21 e 22 de julho foram 474 atendimentos, enquanto no último final de semana (3 e 4 de outubro), foram 65 procedimentos realizados no local, queda de 86%. Mesmo com essa expressiva redução, o Centro de Triagem continuará de portas abertas, como explicou o Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza. “Nós continuaremos com o Centro de Triagem para garantir o atendimento das pessoas que tiverem sintomas ou suspeita de Covid-19. A equipe da Central Telefônica continua de plantão, e os telefones 3251-7601 e 3251-7602 estão à disposição da nossa comunidade para dirimir eventuais dúvidas e prestar os esclarecimentos necessários”, acrescenta.

Doenças crônicas

Pessoas que tem doenças crônicas devem redobrar os cuidados por conta da pandemia, visto que esses fatores podem agravar o quadro clínico dos pacientes. Os dados compilados pelo Município ao longo dos últimos sete meses indicam que dos 3.280 casos positivos de Covid-19, 774 pacientes apresentam histórico de doenças crônicas ou pré-existentes, o que representa 24% das confirmações. Se o item analisado for os óbitos, 70 dos 75 pacientes que faleceram tinham histórico de doenças crônicas ou pré-existentes, o que equivale a 93% dos óbitos registrados em Lages.

População deve continuar se prevenindo

Na última sexta-feira (2 de outubro), a Serra Catarinense migrou da classificação Laranja (risco grave) para a Amarela (risco alto), depois que o Governo do Estado atualizou a Matriz de Risco Potencial Regional. O Secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza enfatiza que, apesar dessa gradativa melhora no cenário da pandemia, a população deve continuar fazendo a sua parte. “Importante salientar que o novo Coronavírus não acabou. Saímos do risco grave na semana passada, mas será o comprometimento de cada morador de Lages com os cuidados básicos, que vai definir como estaremos nos próximos dias. As pessoas precisam continuar usando máscara, álcool em gel, mantendo o distanciamento social e evitando aglomerações”, reforça.

A divulgação do Boletim Epidemiológico acontece de forma virtual pela fanpage da Prefeitura de Lages no Facebook às segundas-feiras. Excepcionalmente na próxima semana, a atualização será apresentada na terça-feira (13), por conta do feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. Mais informações podem ser acessadas no site https://www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-coronavirus/

Texto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!