Notícia no Ato

Conscientização, prevenção e tratamento do câncer de mama é objetivo do Consórcio de Saúde

Com a bênção do pároco do Santuário São Judas Tadeu, Marcos Antônio da Costa, os profissionais do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amures, projeto Alô Elô e alguns pacientes, foi deflagrada os trabalhos da Campanha Outubro. A ação ocorreu na manhã desta sexta-feira (02), na sede do consórcio.

Para a diretora executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS, Beatriz Montemezzo, esse é o momento de ampliar os atendimentos, mas também de melhorar a comunicação para conscientização. “Estamos iniciando o mês da campanha e uma série de rodas de conversa online, serão promovidas. A pandemia não nos permite fazer ações presenciais, mas o novo nos permite o contato com a população pela internet”.


Eloilse de Fátima de Oliveira é referência na região pelo seu trabalho de conscientização no projeto Alô Elô. Além disso, ela é conhecida pela sua história com relação aos tratamentos e pela luta constante na campanha do outubro Rosa. Em 2010, após um diagnóstico, Elô iniciou tratamento do câncer de mama. Segundo os laudos medicinais, a doença foi proveniente do histórico familiar e do descuido pela falta de exames preventivos, como a mamografia por exemplo. Na família seus pais faleceram de câncer e sua irmã mais velha teve o câncer de mama três vezes.
“É preciso ampliar o assunto. Precisamos incentivar essa ação para que as mulheres façam seu autoexame e busquem pelos profissionais de saúde na rede pública”, recomenda Elô. Através do projeto liderado por ela é realizado um trabalho de formiguinha, mas que hoje pode ajudar muitas mulheres”. 
A Alô Elô, é uma ação desenvolvida há mais de seis anos, com enfoque na prevenção do câncer de mama. E através dessa parceria com o CIS/Amures, se pretende ampliar o alcance aos 21 municípios, com orientações, prevenção e se necessário com início de tratamento ainda no início da doença.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!