Notícia no Ato

Carmen concilia atividades legislativas e campanha eleitoral

A candidata Carmen Zanotto (Cidadania) faz campanha eleitoral à Prefeitura de Lages, mas os trabalhos legislativos dela como deputada federal não param. Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades da Câmara Federal estão acontecendo de maneira remota, todas as terças e quartas-feiras. Com isso, Carmen está conseguindo conciliar as duas agendas, pois não precisa viajar a Brasília para participar das sessões plenárias presenciais.

Nesta quarta-feira (7), pela manhã, Carmen participou de uma reunião na Comissão Externa de Enfrentamento à Covid-19 que debateu as medidas provisórias que selam a participação do Brasil em acordo multilateral da OMS (Organização Mundial de Saúde). Durante a reunião, ela reforçou a necessidade de preparação das salas de vacinação em todo o país para o início da imunização contra a Covid-19.

A previsão é que a Oxford – que também está incluída no portfólio dos nove imunizantes previstos no acordo – estará disponível em dezembro deste, como prevê a equipe do Ministério e a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Segundo o secretário-executivo do Ministério, Elcio Franco, inicialmente serão imunizados, os mais de cinco milhões de trabalhadores da saúde, idosos com mais de 80 anos e os brasileiros com vários tipos de comorbidades, como diabetes, câncer e cardiopatias graves.

Covax
Sobre a participação no Covax Facility, comandado pela OMS, Carmen disse que vê no acordo mais uma oportunidade para dar acesso à população a imunizantes seguros contra a doença. “O país precisa de mais opções de vacinas. Além disso, essa cooperação internacional vai amenizar nos efeitos da pandemia em países mais pobres”, defendeu Carmen.

Ainda na agenda da parlamentar da Câmara dos Deputados, no início da tarde, Carmen participou de uma reunião técnica do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) sobre o programa Previne Brasil que estabelece novo modelo e financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde (APS).

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!