Notícia no Ato

Estado conquista habilitação de 124 novos leitos de UTI, Maternidade Tereza Ramos está na lista

Governo do Estado conquistou a habilitação de 124 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de adultos com Covid-19 em 12 hospitais das regiões do Sul, Serrana, Foz do Rio Itajaí, Norte, Vale do Itajaí e Oeste catarinense.

Os hospitais que terão os novos leitos são: Santa Izabel (16), em Blumenau; Hospital São Francisco (5), em Concórdia; Hospital Municipal São José (15), em Criciúma; Hospital Hélio Anjos Ortiz (6), em Curitibanos; Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen (15), em Itajaí; Hospital São José (10), em Jaraguá do Sul; Hospital Universitário Santa Terezinha (6), em Joaçaba; Hospital Nossa Senhora dos Prazeres (8) e Hospital e Maternidade Tereza Ramos (9), em Lages; Hospital São Vicente de Paulo (14), em Mafra; Hospital Nossa Senhora da Conceição (10), em Tubarão; e Hospital Regional São Paulo Assec (10), em Xanxerê.

A portaria do Ministério da Saúde nº 2.738, de 8 de outubro de 2020, também estabelece recurso financeiro do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde – Grupo Coronavírus (Covid-19), a ser disponibilizado aos municípios, em parcela única, equivalente ao período de 90 dias, no montante de R$ 17.856.000,00.

Os leitos serão habilitados por três meses, podendo ser prorrogados a cada 30 dias, dependendo da situação de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do novo coronavírus.

A portaria 2.738 é fruto de um pedido do secretário André Motta Ribeiro, feito durante audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na última quarta-feira, 7, em Brasília. Além dessas 124 habilitações, Santa Catarina já havia conquistado 684 habilitações adulto e 31 para leitos de UTI pediátrico.

“Recebemos essa garantia durante a audiência com o Ministro. São quase R$ 18 milhões de repasse, o que demonstra a seriedade com que o governo estadual e federal estão enfrentando a pandemia”, disse o secretário.Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!