Notícia no Ato

Carmen assume compromisso para garantir os direitos das crianças lageanas

Para celebrar o Dia das Crianças, nesta segunda-feira (12), a candidata a prefeita de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania), assinou o Termo de Compromisso para assegurar os direitos das crianças lageanas. O documento conta com nove diretrizes voltadas para crianças de 0 a 6 anos. A campanha é uma iniciativa da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância.

Ações na primeira infância, aliás, são uma das prioridades do governo de Carmen e Samuel Ramos. Ambos têm como meta o cuidado integral às crianças de 0 a 6 anos, por meio de um Plano Municipal da Primeira Infância. Além disso, pretendem ampliar o número de vagas na educação infantil, fazendo com que nenhuma criança fique sem atendimento.

“Assino o compromisso com as crianças de nosso município, garantindo creches em tempo integral, em especial ao público de 0 a 3 anos e reconhecendo os profissionais que atuam na educação infantil. Esta é a nossa meta”, afirma Carmen.

Lançada em todo o Brasil, a campanha em prol à primeira infância tem por objetivo fazer com que os direitos dos “pequenos” saiam do papel – e tornem-se realidade na vida das crianças e famílias brasileiras, por meio de políticas públicas integradas e intersetoriais.

A primeira infância é uma fase importantíssima para o desenvolvimento físico e psicológico das crianças. É no período de 0 a 6 anos que a criança desenvolve suas estruturas física, afetiva, cognitiva, linguística e suas competências sociais que sustentam todo o desenvolvimento humano e as aprendizagens ao longo da vida.

“Para se ter ideia, nos 6 primeiros anos de vida de um ser humano, 90% das conexões cerebrais são formadas e mais da metade desse tempo acontece em um único mandato, por isso é uma janela de oportunidades – para a criança e para o município”, enfatizou a presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância no Congresso Nacional, a deputada federal Leandre Dal Ponte.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!