Notícia no Ato

Município promove mutirão de consultas oftalmológicas neste domingo (18) para atendimento de pacientes de Lages e da região da Amures

Cerca de 630 pacientes que residem em Lages e na região da Amures estão sendo beneficiados. A primeira etapa ocorreu nos dias 19 e 20 de setembro, onde os pacientes foram atendidos na clínica conveniada ao Município. No domingo (18 de outubro) está marcada nova fase das consultas oftalmológicas na Policlínica Municipal

A Secretaria Municipal da Saúde dará continuidade neste domingo (18 de outubro), aos mutirões de consultas oftalmológicas para encaminhar pacientes às cirurgias de catarata. Nesse dia a Policlínica Municipal abrirá as portas das 7h às 18h exclusivamente para atender os 90 pacientes de Lages e de outros municípios da região da Amures, previamente agendados. Com intuito de evitar aglomeração no local, foram marcados dois pacientes a cada intervalo de 20 minutos.

Por conta da pandemia da Covid-19 (Coronavírus), as cirurgias ficaram suspensas durante alguns meses, mas puderam ser retomadas após o Governo do Estado publicar as portarias nº 659 e nº 662 que regulamentaram o retorno dos procedimentos em todo o estado.

Para dar vazão à fila de espera, o Município já realizou a primeira etapa dos mutirões de consultas oftalmológicas nos dias 19 e 20 de setembro, onde 120 pacientes foram atendidos na clínica conveniado ao Município. Na sequência, nos dias 2, 9 e 16 de outubro, os procedimentos voltaram a ser realizados na Policlínica Municipal, no Centro de Lages, com 70 pacientes agendados a cada dia.

A gerente da Policlínica, Raquel Schuelter Vieira explica que antes da pandemia o volume de pacientes atendidos a cada edição era maior. “Antes da pandemia, a Secretaria da Saúde de Lages atendia, em média, 240 pacientes a cada mutirão para dar vazão nas filas de consultas por especialidades médicas, porém com a Covid-19 foi necessário interromper alguns atendimentos, mas isso não foi só aqui em Lages. Depois que o Governo do Estado autorizou o retorno das cirurgias eletivas, prontamente retomamos os mutirões de consultas oftalmológica para avaliação de cirurgia de catarata”, acrescenta.

Novos mutirões de consultas oftalmológicas de avaliação para cirurgias de catarata estão programados para as próximas semanas. Serão 70 pacientes atendidos por dia nas seguintes datas: 30 de outubro, 06 de novembro e 13 de novembro, beneficiando, no total 630 pacientes.

Orientações aos pacientes

Nos últimos dias profissionais da Secretaria Municipal da Saúde estabeleceram contato telefônico, com os pacientes para explicar detalhes do agendamento e obter a confirmação da presença no mutirão no domingo (18). A recomendação é que no momento da consulta o paciente utilize máscara e, se for extremamente necessário, esteja com apenas um acompanhante maior de 18 anos. “Reforçamos que todas as medidas de prevenção e cuidados diante da Covid-19 serão tomadas para garantir a segurança dos pacientes e dos profissionais de saúde envolvidos nos atendimentos dos mutirões de avaliação para cirurgias de catarata”, acrescenta a gerente da Policlínica, Raquel Schuelter Vieira.

É fundamental chegar no horário marcado para não gerar aglomeração. O paciente deverá ainda, estar munido de fotocópias (xérox) dos seguintes documentos: cartão SUS, documento de identificação com foto (por exemplo, RG, CNH ou Carteira de Trabalho), comprovante de residência (que pode ser um talão de luz, água, conta de telefone recente) e também ter em mãos as receitas dos medicamentos em uso.

Texto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!