Notícia no Ato

Livre do papel, tramitação de processos será mais rápida na comarca de Otacílio Costa

Todos os 4.928 processos que tramitam na comarca de Otacílio Costa, na Serra Catarinense, são digitais. A equipe finalizou esta semana a digitalização e migração para o sistema eproc. Agora, 100% on-line, o tempo dos processos reduzirá, além de trazer outros benefícios para jurisdicionados, advogados e servidores.

Com a suspensão dos atendimentos presenciais durante a pandemia, a comarca dedicou boa parte do tempo para digitalizar os processos que ainda eram físicos, inseri-los no eproc e migrar do sistema antigo, o SAJ. No Tribunal de Justiça, em Florianópolis, outros profissionais escanearam uma parte do acervo físico.

A tecnologia possibilitará acompanhar o andamento do processo de forma facilitada, de onde estiver e sem que partes e advogados precisem se deslocar até o fórum. Há um avanço no quesito celeridade com a tramitação mais dinâmica e automatizada. Sem mais papéis, inutilizam-se as prateiras e há um ganho de espaço físico.

A unificação dos processos num único sistema facilita e torna mais produtivo o trabalho dos servidores. O eproc faz de forma automática diversos atos que até então eram feitos manualmente. “Perdia-se muito tempo com cargas, busca de processos e numeração de páginas, por exemplo. Agora, teremos mais agilidade na realização das atividades típicas de cartório”, destaca a servidora Maria Alzira de Liz, ao lembrar que a integração entre servidores do cartório e gabinete do magistrado é maior nesse novo sistema.

Taina Borges

NCI/TJSC – Serra e Meio-Oeste 

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!