Notícia no Ato

CTG Planalto Lageano é campeão geral da 2ª Etapa Virtual do Festival Nacional da Cultura Gaúcha


O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Planalto Lageano foi o campeão geral da 2ª Etapa Virtual do Festival Nacional da Cultura Gaúcha (FNCG), realizada pelo Grupo de Arte Nativa Sepé Tiarajú, de Espumoso (RS), no último final de semana.


O Rodeio Farroupilha Virtual Artístico e Cultural aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro, pela internet. Ao todo, 27 entidades tradicionalistas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina enviaram vídeos com a participação de pares individuais nas modalidades de dança e nas modalidades artísticas individuais, evitando a aglomeração e mantendo os regramentos de prevenção à Covid-19. 
Os vídeos foram transmitidos, ao vivo, pelo Facebook e avaliados por comissões julgadoras. O evento deu às entidades tradicionalista a oportunidade desenvolver atividades artísticas e culturais de demonstração da dança, chula, poesia e canto, virtualmente, diante das restrições da pandemia.
O CTG Planalto Lageano participou em todas as categorias de danças de par e teve representantes nas modalidades individuais, recebendo sete premiações:


1º Lugar em Danças Tradicionais Par Mirim, com a prenda Isadora Rodrigues e o peão Leonan Rodrigues;1º Lugar em Danças Tradicionais Par Veterano, com a prenda Tatiane Rosa e o peão Rafael Afonso;
1º Lugar em Danças Tradicionais Par Adulto, com a prenda Barbara Steffen e o peão Leonardo Steffen;3º Lugar em Danças Tradicionais Par Adulto, com a prenda Márcia Oliveira e peão Marcelo Padilha;
1º Lugar em Danças Chula Veterano, com a peão Rafael Affonso da Silva;3º Lugar em Danças Chula Mirim, com a peão Vitor Rieth;Campeão Geral da 2ª Etapa do 1º Rodeio Farroupilha Virtual Artístico, Cultural das Barrancas do Jacuí GAN Sepé Tiarajú.
Na primeira etapa virtual, ocorrida em setembro, o Planalto Lageano também foi campeão geral. “Em nome da patronagem, queremos agradecer imensamente a cada um que contribuiu com nossas conquistas e com a valorização do tradicionalismo”, diz o patrão geral do CTG, João Maria Teles de Souza.

 CTG Planalto Lageano: Jornalista Tatiane Rosa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!