Notícia no Ato

Artigo da Udesc Lages está entre principais estudos do mundo na área de Odontologia

Um artigo produzido no Programa de Pós-Graduação Multicêntrico na área de Bioquímica e Biologia Molecular do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, está entre as publicações científicas mais importantes de 2019, na área de Odontologia. 

O trabalho trata da ação do xilitol (açúcar sintético) e é parte da pesquisa de mestrado da dentista Lucimari Teixeira Essenfelder. O artigo, publicado em uma revista internacional de saúde bucal, foi citado na revisão mais recente do Comitê de Investigação Científica da Academia Americana de Odontologia Restauradora, que elegeu os principais estudos do mundo.

“Foram dois anos de trabalho e dedicação de toda a equipe do Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular para que amostras de saliva de 48 voluntários fossem coletadas e analisadas, com o objetivo de entendermos a presença e ação de enzimas B-glicosidases na saliva humana, bem como suas possíveis correlações clínicas e prováveis inibidores”, explica Lucimari.

O estudo foi orientado pelos professores Maria de Lourdes Magalhães e Gustavo Felippe da Silva e, segundo a pesquisadora, os voluntários dos testes  foram, na grande maioria, os próprios alunos da Udesc Lages. Os dados coletados sugerem que as enzimas B-glicosidases presentes na saliva humana são provenientes de microrganismos relacionados à produção do biofilme bacteriano, que está associado a muitas doenças bucais.

“O xilitol, que possui propriedades de interesse para clínica odontológica, como ação anticariogênica, antisséptica e antibacteriana, desempenhou ação inibitória sobre as B-glicosidases presentes na saliva. Como estas enzimas parecem ser importantes para a produção do biofilme bacteriano, sua inibição poderia ser uma das formas de atuação do xilitol para controle do biofilme dental”, explica Lucimari.

Para a pesquisadora, “saber que o estudo foi citado em uma revisão de literatura que tem como objetivo facilitar o acesso a artigos de relevância e importância para a clínica e a pesquisa odontológica é muito gratificante”, conclui ela.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!