Notícia no Ato

Novo Boletim Epidemiológico traz informações atualizadas sobre a pandemia da Covid-19 em Lages

A divulgação dos dados atualizados ocorre às segundas-feiras, a partir das 9h na fanpage da Prefeitura de Lages no Facebook. Nesta semana por conta do agendamento da reunião do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19, a live ocorreu na terça-feira (20). A população pode interagir durante as transmissões e esclarecer dúvidas sobre a pandemia no cenário local

A Secretaria Municipal da Saúde apresentou na terça-feira (20 de outubro), a nova edição do Boletim Epidemiológico. O documento reúne gráficos, tabelas e números de forma clara e objetiva que permitem à população acompanhar a situação do Coronavírus (Covid-19) no município. “Desde que iniciamos essa luta contra o novo Coronavírus, estruturamos uma central de monitoramento para avaliar a evolução da pandemia e agirmos de forma rápida e precisa. Nossas decisões são baseadas em uma série de indicadores, aperfeiçoados ao longo do tempo”, explica o secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza.

O Boletim Epidemiológico divulgado nesta terça-feira (20) traz logo nas primeiras páginas um painel detalhado que indica 3.481casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia em Lages (aumento de 3,5% em relação à terça-feira passada), 99 casos ativos (crescimento de 225%)9 pacientes internados (redução de 20%). Foram confirmados ainda, 81 óbitos (5% a mais do que na semana passada), 3.301 pacientes recuperados (evolução de 2%) e 14.813 casos negativados (acréscimo de 1%). A ocupação de leitos UTI-Covid chegou a 48%. “Tivemos aumento na porcentagem da ocupação de leitos UTI-Covid depois que o Hospital Tereza Ramos fechou seis leitos dessa especialidade na última semana”, acrescenta.

Mais adiante é possível conferir a relação dos atendimentos no Centro de Triagem da Covid-19, que foi montado estrategicamente no antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini e chegou a marca de 15.437 procedimentos realizados. “Inclusive nos últimos dias houve um boato que o Centro de Triagem fecharia as portas, mas já esclarecemos que isso não procede. O C.T. continuará em pleno funcionamento até o final da pandemia”, acrescenta Claiton.

Entre os casos confirmados em Lages, levando em conta o indicador de gênero, 1.579são homens (45%) e 1.902 são mulheres (55%). Já no caso dos óbitos, 47 das pessoas que faleceram em decorrência da Covid-19 eram homens, ou seja, 58% e 34 eram mulheres, o que representa 42% dos óbitos. “Através desse indicador podemos constatar que apesar de os casos confirmados serem maiores no público feminino, os óbitos registrados em Lages estão sendo, até o momento, mais frequentes nos homens”, detalha Claiton.

No caso da faixa etária dos casos confirmados de Lages, a maior incidência atualmente ocorre em pessoas dos 30 a 39 anos, com 845 registros. Em segundo lugar aparecem pacientes entre 40 a 49 anos, com 688 confirmações. Já em relação aos óbitos a maior incidência encontra-se na faixa de idade entre 70 a 79 anos, com 25 registros, seguidos dos pacientes com 60 a 69 anos, que contabilizam22 óbitos.Entre os 3.481 casos confirmados da Covid-19 em Lages, 147 necessitaram de UTI, o que representa 4%.

Mudança na classificação da Matriz de Risco Potencial

O Município analisa com rigor e atenção a atualização feita pelo Governo do Estado de Santa Catarina na quinta-feira (15 de outubro), na Matriz de Avaliação de Risco Potencial para Covid-19, onde a Serra Catarinense migrou da classificação Amarela (risco alto) e voltou a figurar com a cor Laranja (risco grave). “Entendemos que os números computados pelo Governo do Estado não condizem com a realidade local da pandemia e por conta disso, não alteramos os Decretos em vigor na última sexta-feira (16). Nesta terça-feira (20) está prevista reunião do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento da Covid-19 para deliberar sobre o assunto e os encaminhamentos serão devidamente comunicados através dos canais oficiais do Município”, enfatiza Claiton.

O COES Regional Serra Catarinense Covid-19 elaborou um ofício que foi enviado ao Governo do Estado para notificar oficialmente, a posição das autoridades regionais sobre a mudança. “Não há indícios de crescimento significativo de óbitos e casos confirmados em Lages que ensejas sem essa mudança feita pelo Estado na classificação regional, e é isso que estamos questionando”, explica. “Entre os maiores municípios em termos populacionais e econômicos, Lages ocupa a nona colocação nas taxas de confirmações e óbitos a cada 100 mil habitantes”, finaliza.

Medidas de prevenção devemser mantidas

A Serra Catarinense registrou até às 8h da manhã de terça-feira (20), um total de 120 óbitos decorrentes da Covid-19, sendo 81 em Lages e 39 em outros municípios da região. Para que esses números não subam ainda mais, a população deve continuar seguindo as recomendações das organizações de saúde e manter os cuidados essenciais de prevenção à Covid-19, como uso da máscara, higienização frequente das mãos com água e sabão, uso do álcool gel e distanciamento social.

A divulgação do Boletim Epidemiológico ocorre de forma virtual pela fanpage da Prefeitura de Lages no Facebook às segundas-feiras. O Município mantém ainda um canal com notícias, dicas e orientações relacionadas à prevenção e combate ao novo Cornavírushttps://www.lages.sc.gov.br/lages-contra-o-coronavirus/

Texto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!