Notícia no Ato

Primeiro dia da Capacitação Conjunta vai auxiliar na tomada de decisão de membros, observa Presidente do CBH Canoas-Pelotas

Na próxima quarta-feira (21/10), a APASC, juntamente com os Comitês do Planalto de Santa Catarina realiza o primeiro dia da Capacitação Conjunta dos colegiados, com o tema “Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina”. O evento, segundo a Presidente do Comitê Canoas-Pelotas, Brenda Ferreira Alves, é extremamente pertinente para atuação de cada entidade, além de auxiliar na tomada de decisão dos membros. “A elaboração do Plano de Bacia é composta por algumas etapas. A capacitação poderá sanar dúvidas das entidades participantes”.

O Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina constitui orientações de ações na área de recursos hídricos, a partir de perspectiva de caráter estratégico. O Plano visa a proposição de medidas para reverter ou evitar conflitos identificados, com base em resultados de balanços hídricos quali-quantitativos, dando ênfase às bacias críticas e problemas emergenciais.

Durante a capacitação, as discussões serão focadas nas características e elaboração do plano, a partir da fala do Gerente de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (DRHS/SDE), Vinicius Tavares Constante e Marcelo Curtareli, da Fundação Certi. 

De acordo com o Secretário Executivo do Comitê Canoas-Pelotas, João Maria Teles, a construção do Plano demanda de grande mobilização com todos os atores da bacia. “Neles são construídos cenários, diretrizes e políticas que assegurem a qualidade e quantidade da água nas bacias. Daí a importância no conhecimento pelos membros do comitê desse importante instrumento de gestão no desenvolvimento das ações na bacia”.

A capacitação, realizada juntamente com os Comitês Timbó e Canoinhas e Afluentes do Rio Negro, além do Canoas-Pelotas, continua em 27 de outubro, a partir da temática “Plano de Gerenciamento de Recursos Hídricos e Eventos Hidrológicos Críticos”. Com os dois encontros, totaliza-se um total de quatro horas de capacitação.

O evento será realizado por videoconferência, na plataforma Google Meet. A inscrição deve ser feita no link: https://forms.gle/oyhv46dQYMTXjzeB7

Mais informações: http://www.aguas.sc.gov.br/base-documental-rio-canoas/noticias-rio-canoas/item/7615-primeiro-dia-capacitacao-conjunta-auxiliar-na-tomada-de-decisao-presidente-cbh-canoas-pelotas

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!