Notícia no Ato

Pandemia acelera inovações em Florianópolis, Lages e Palhoça

Painel Online com cidades digitais catarinenses reúne gestores públicos de 40 municípios nesta terça

As Prefeituras catarinenses estão intensificando o uso de dados para tomada de decisão nas cidades. Na manhã desta terça-feira (20), gestores públicos de 40 municípios participaram do Webinar das Cidades Digitais da Grande Florianópolis e Região Serrana, que mostrou como a pandemia vem acelerando o processo de inovação em Florianópolis, Lages e Palhoça para atender a população. “Além da pandemia, estamos em um momento eleitoral e o desafio será imenso, intenso e muito diferente de seis meses atrás”, destacou José Marinho, diretor da Rede Cidade Digital (RCD), promotora do evento, sobre a importância da inserção da tecnologia nos planos de governo dos postulantes aos Executivos e Legislativos municipais.

Apesar da infraestrutura tecnológica nas cidades digitais ter facilitado uma rápida adaptação de novas tecnologias durante pandemia, a secretária de Administração de Palhoça, Cristina Schwinden, ressalta que a crise trouxe novas práticas para a gestão municipal, como o trabalho home Office, reuniões online e a criação de novos canais de interação com o cidadão como o whatsapp. “Mostrou que ainda temos muito a crescer na questão do serviço público digital, mas já temos uma série de lições aprendidas. É muito importante que a gente passe essa confiança para o cidadão. Mesmo sendo um momento de pandemia, acredito que conseguimos criar essa rede confiança”, comentou a secretária sobre a comunicação em tempo real com a população a partir do uso de Business Intelligence no tratamento dos dados relacionados ao coronavírus.

Lages é outro exemplo de inovação no desenvolvimento da cidade. O município, que conta com o primeiro parque tecnológico da Serra do Estado, buscou a expertise do Orion Parque para auxiliar o comércio durante este período difícil enfrentado. “Ao invés de nos preocuparmos em buscar recursos para sobrevivência, nos limitamos a utilizar o que tínhamos disponível e oferecer algo a mais para a sociedade. Aquele conhecimento que trabalhamos junto às startups, resolvemos inovar e criamos um programa de mitigação dos efeitos da covid para os empreendedores de Lages”, conta o  diretor executivo do Orion Parque e secretário de Saúde de Lages, Claiton Camargo. “Criamos alguns instrumentos que acabaram se tornando produtos do Orion Parque como aceleradora de pequenos negócios”, completou ele.

O diretor executivo do Orion Parque também assumiu em meio à pandemia a Secretaria de Saúde de Lages. Segundo ele, um modelo de análise de dados foi criado para a gestão dos casos de covid na cidade. “Isso tem facilitado a questão da transparência para que a gente possa ter um canal de comunicação com a comunidade. Isso tem sido uma experiência muito positiva”, analisa Camargo.

Na capital do Estado são diversas inovações em andamento. O superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação de Florianópolis, Marcus Rocha, cita a implantação de uma política de inovação e de desburocratização. “O primeiro passo é preciso pensar na experiência do usuário, quais são as necessidades do cidadão. Os sistemas também precisam se conversar entre si. Esse é o desafio”, observa.

Para o subchefe do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, Bernardo Meyer, apesar do avanço do uso de tecnologia nas Prefeituras, principalmente nas atividades meio da administração pública, o desafio se volta para a aplicação de ferramentas que beneficiem o cidadão diretamente. “A tecnologia precisa, sobretudo, trazer componentes que permitam a interação com a administração pública para que o cidadão possa enxergar uma melhoria na prestação dos serviços públicos”.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!