Notícia no Ato

Município mantém aberto edital para contratação temporária de médicos especialistas em Lages

Inscrições para novos credenciamentos, em pelo menos 25 especialidades, permanecerão abertas até 31 de dezembro de 2020. Objetivo das novas contratações é ampliar a oferta de consultas e complementar o quadro de profissionais afastados por conta da pandemia

Diante do novo Coronavírus (Covid-19), o Município precisou se adequar a uma nova realidade, enquanto gestão pública, em diversos aspectos. As consultas médicas, por exemplo, foram impactadas, depois que os profissionais que fazem parte dos grupos de risco (acima de 60 anos e por possuírem comorbidades), precisaram ser afastados das funções, conforme previa o Decreto nº 17. 970, de 13 de abril de 2020.

O secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza explica que devido à redução no volume de atendimentos em determinadas especialidades, a fila de pacientes aguardando por procedimentos voltou a aumentar em alguns casos. “Antes da pandemia nós estávamos seguindo o plano de zerar as filas de espera por consultas. Fizemos isso com os procedimentos de ortopedia, cardiologia, nefrologia, entre outras”, acrescenta.

E para agilizar o atendimento dos pacientes, o Município mantém aberto o edital de credenciamento nº 013/2019, destinado aos profissionais interessados em atuarcomo médico especialista. O diretor de Atenção Especializada, Cezar Espanhol ressalta as demandas mais urgentes. “Estamos trabalhando para definir com a máxima brevidade possível, as contratações em ginecologia, obstetrícia e de pediatria, pois alguns dos profissionais do nosso quadro tiveram que se afastar das funções por pertencerem aos grupos de risco da Covid-19”, detalha.

Por conta do novo Coronavírus a procura por consultas com pneumologista aumentou e tende a ser mais frequente nos próximos meses. Essa é uma, entre as mais de 25 especialidades, descritas no edital de credenciamento. “Atualmente os pacientes estão sendo atendidos na clínica conveniada ao SUS aqui em Lages, mas com volume limitado. Nossa intenção com o credenciamento de mais pneumologistas é aumentar a oferta de consultas e agilizar osencaminhamentos”, esclarece o diretor de Atenção Especializada, Cezar Espanhol.

Os profissionais que forem habilitados atuarão nas seguintes estruturas de saúde do município: Policlínica Municipal; Centro de Estudos e Assistência à Saúde da Mulher  (CEASM); Centro de Referência Especializado à Saúde da Criança e do Adolescente (Cresça Melhor); Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD); Centro de Atenção Psicossocial da Criança e Adolescente (CAPS I) e Vigilância Epidemiológica.

O período para novos credenciamentos tem o prazo limite até 31 de dezembro de 2020. Os interessados deverão apresentar a documentação descrita no edital no Setor de Controle e Auditoria da Secretaria Municipal da Saúde, localizada na Praça Leoberto Leal, 20, Centro de Lages. Em caso de dúvidas o telefone à disposição é o 3251-7645. O edital completo está disponível no site https://saudelages.sc.gov.br/edital/all

Especialidades descritas no edital:

Angiologia
Alergia e Imunologia
Cardiologia
Clínica Médica
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Geriatria
Ginecologia e/ou Obstetrícia
Hematologia
Infectologia
Mastologia
Medicina do Trabalho
Nefrologia
Neurologia
Oftalmologia
Ortopedia
Otorrinolaringologia
Pediatria
Pneumologia
Proctologia
Psiquiatria
Reumatologia
Urologia
Médico Clinico Geral

Texto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!