Notícia no Ato

Serra Catarinense retorna para classificação Amarela na Matriz de Avaliação de Risco Potencial do Governo do Estado

Reclassificação foi divulgada pelo Centro de Operações Especiais em Saúde (COES/SC) na manhã de quinta-feira (22)

O Município recebeu oficialmente na manhã de quinta-feira (22 de outubro) a notificação do Governo do Estado de que a Serra Catarinense migrou para a classificação Amarela (risco alto) na Matriz de Avaliação de Risco Potencial. Na última semana, a região havia sidoenquadrada na cor Laranja que indica risco grave, e prevê uma série de medidas restritivas, diante da pandemiado novo Coronavírus (Covid-19).

A partir da classificação atualizada na quinta-feira (22), o Município não deverá alterar o Decreto nº 18.193 publicado em 2 de outubro. O Secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, reforça que a população deve manter as medidas de prevenção à Covid-19. “A pandemia não acabou e será o comportamento de cada pessoa que definirá se vamos melhorar o cenário ou se teremos piora do quadro nas próximas semanas” explica. “Percebemos que muitas pessoas deixaram de usar máscara, o que além de contrariar as regras sanitárias vigentes, representa um grande risco de transmissão do Coronavírus” acrescenta.

A Secretaria da Saúde de Lages vinha analisando com rigor e atenção os dados divulgados pelo Governo do Estado de Santa Catarina na última quinta-feira (15 de outubro), quando a Serra Catarinense havia migrado da classificação Amarela (risco alto) para a cor Laranja (risco grave).

Em 30 de setembro, os parâmetros da matriz foram reavaliados, e as dimensões consideradas são: Evento Sentinela, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de atenção.

Texto: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!