Notícia no Ato

Orientação do Município é que as pessoas antecipem as visitações aos cemitérios

No Dia de Finados haverá aferição de temperatura de todas as pessoas que adentrarem aos cemitérios municipais

Até nesta quinta-feira (29 de outubro) estará liberada a realização de serviços de limpeza e pintura de túmulos e jazigos nos cemitérios municipais de Lages, num total de três cemitérios localizados no perímetro urbano de Lages e outros oito situados em localidades do interior do município.

A partir de sexta-feira (dia 30 de outubro) e até o dia 2 de novembro (Dia de Finados e feriado nacional), as pessoas só poderão entrar nos cemitérios para visitação aos túmulos jazigos dos entes queridos ali sepultados.

No Dia de Finados, uma segunda-feira, haverá aferição de temperatura de todas as pessoas que adentrarem aos cemitérios municipais e a orientação é para que as pessoas evitem aglomerações e não permaneçam por muito tempo nesses locais, sendo que durante todo o tempo de visitação deverão permanecerem de máscaras.

O secretário municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Fernando Amaral, solicita às pessoas que, se possível, antecipem a visitação aos cemitérios, já no sábado ou domingo, para que na segunda-feira, no Dia de Finados, não haja aglomeração de visitantes no interior dos cemitérios.

No Dia de Finados (2/11), haverá transporte disponível, no interior do cemitério da Penha, para as pessoas com dificuldade de locomoção. Translado de ida e volta da parte baixa à parte alta deste cemitério.

Na cidade de Lages existem três cemitérios municipais administrados pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente: o Cruz das Almas; Nossa Senhora da Penha e o Cemitério Municipal da Paz.

Outros oito cemitérios, localizados no interior do município de Lages, igualmente fazem parte do sistema administrativo municipal e, por isso, necessariamente, precisam ser mantidos em pleno funcionamento. “Nossas equipes de manutenção, limpeza e serviços gerais, percorrem os cemitérios e as áreas de entorno (vias públicas de acesso) para os serviços gerais de limpeza de manutenção”, fala o secretário municipal, Fernando Amaral.

Missas no Dia de Finados (2/11)

No cemitério Cruz das Almas haverá duas missas: às 9 horas, celebrada pelo Bispo Dom Guilherme Werlang, organizada pela Paróquia da Catedral; e às 16 horas, missa celebrada por um sacerdote da Paróquia da Igreja do Navio.

No cemitério da Paz, no bairro Guarujá, haverá apenas uma missa, às 9 horas, celebrada pelo padre Carlos Pamplona, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.

No cemitério da Penha, não haverá missa no Dia de Finados, pelo motivo de que o local onde seria ocupado para a celebração religiosa está sendo utilizado para a construção de capela mortuária.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!