Notícia no Ato

Coronavírus: no dia do Servidor Público um reconhecimento aos profissionais da Saúde que estão na linha de frente na luta contra a Covid-19

“Nesta quarta-feira, queremos expressar nossa gratidão pela doação, coragem, trabalho em equipe e amor de cada servidor público nas atividades que exercem, principalmente nesse momento que atravessamos. Nosso muito obrigado em especial, aos servidores da Saúde, que estão nesta pandemia, colocando-se à disposição para cuidar ainda mais da vida da nossa população”, afirma o Secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza

A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) transformou 2020 em um ano atípico e provocou profundas mudanças na vida de milhares de pessoas pelo mundo afora. Novos hábitos como o uso da máscara facial e utilização do álcool em gel passaram a fazer parte do nosso dia a dia. Talvez um dos maiores desafios nesse contexto, seja o distanciamento social, onde os abraços, beijos e apertos de mãos tiveram de ser adiados, como forma de prevenção à doença.

E na linha de frente no combate à Covid-19 estão os profissionais da saúde. Em Lages, desde o início da pandemia até a segunda-feira (26 de outubro), dos 3.660 casos confirmados, 525 são profissionais da área da saúde que atuam em hospitais, asilos, rede privada, Hemosc, Secretaria Municipal da Saúde, entre outros. Esse índice representa 14% dos pacientes positivados no município.

A Secretaria Municipal da Saúde de Lages conta com aproximadamente 1.299 servidores, entre contratados, efetivos e estagiários. Nestes sete meses de pandemia, foi necessário fazer remanejamentos ou substituições para atender à demanda e não deixar a população desassistida. “Praticamente todos os setores foram afetados pelo afastamento de servidores que se estão nos grupos de risco, seja por apresentarem comorbidades ou por terem mais de 60 anos de idade, como previa o decreto municipal”, contextualiza a diretora Administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Léia Teixeira da Silva Amaral de Campos. “Entre as providências tomadas para suprir a demanda com os afastamentos, foram realizados remanejamentos de funcionários, novas contratações, além do aumento da carga horária com o pagamento de horas extras”, acrescenta.

Cuidado com a saúde física e mental dos servidores

Com objetivo de motivar, ouvir e valorizar o trabalho realizado pelos servidores públicos, diversas ações vêm sendo realizadas ao longo do tempo. Uma delas é a terceira etapa do projeto “Conversa Virtual, Pensando em Você”, organizada pelo Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde (NEPHS) em parceria com o Centro de Referência a Saúde do Trabalhador (Cerest), que acontecerá em formato virtual na quinta-feira (29 de outubro), alusiva ao dia do Servidor Público.

A presidente do NEPHS, Franciele Spolti Lorenzetti Miguel explica que o objetivo desse encontro on-line é fortalecer as relações interpessoais no trabalho, partilhar vivências, opiniões e sentimentos e promover a prevenção em saúde mental por conta da pandemia. “Por esses dias difíceis que estamos vivenciando, nos deparamos com muitos trabalhadores demonstrando total profissionalismo na linha de frente. E é com esperança de dias melhores que vamos conseguir vencer a pandemia e sair ainda mais fortalecidos”, enfatiza.

O secretário da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, lembra a importância de celebrar esta data. “Nesta quarta-feira, queremos expressar nossa gratidão pela doação, coragem, trabalho em equipe e amor de cada servidor público nas atividades que exercem, principalmente nesse momento que atravessamos. Nosso muito obrigado em especial, aos servidores da Saúde, que estão nesta pandemia, colocando-se à disposição para cuidar ainda mais da vida da nossa população”, acrescenta.

O dia do Servidor Público é comemorado na quarta-feira (28 de outubro), contudo, o ponto facultativo em todos os órgãos do Poder Executivo Municipal neste ano, salvo exceções, ficou estabelecido para o dia 30 de outubro (sexta-feira), como está definido no decreto municipal nº: 18.204.

Texto: Flávio Fernandes / Colaboração: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!