Notícia no Ato

Avançam as obras da ponte Passos dos Fernandes

Em obras desde início de outubro, a construção de uma das maiores pontes da região sobre o rio Caveiras, entre São José do Cerrito e Lages passou esta semana por nivelamento de pilares e deve receber a partir de terça-feira da próxima semana, as vigas de sustentação.

A obra é uma parceria das prefeituras de Lages e São José do Cerrito e tem extensão de 160 metros. A estrutura antiga em madeira na localidade de Passo dos Fernandes será coisa do passado e a nova estrutura será toda em concreto armado.

Até final de novembro a nova estrutura já deve estar dando passagem. Uma das dificuldades nesta etapa da obra, é que os operários circulam sobre pranchas entre os pilares para levar e trazer materiais, o que exige cuidado extremo e lentidão.

Todos os pilares da ponte antiga estão sendo reaproveitados para sustentar as vigas da pista de rolamento da futura ponte. Parte das vigas já estão no local e um guindaste iniciará a colocação na próxima semana. À medida que as estruturas foram colocadas, o guindaste vai avançando sobre a ponte até chegar na outra margem do rio.

A ponte terá 4.20 metros de largura será um atrativo turístico, pois a beleza do local é um convite à contemplação da natureza. Dois mirantes estão previstos no projeto.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!