Notícia no Ato

A importância da vacinação contra a Febre Amarela

Para a imunização contra a Febre Amarela estão sendo tomados todos os cuidados sanitários de prevenção e combate ao novo Coronavírus

Em Lages a vacina contra a Febre Amarela sempre esteve disponível para todas as pessoas que queiram se imunizar contra esta doença e neste momento é muito importante a vacinação, devido ao fato de ter ocorrido, recentemente, no Alto Vale do Itajaí, morte de macacos picados pelo mosquito transmissor. Ocorrência esta que comprova a presença do mosquito transmissor em Santa Catarina.

A vacina da Febre Amarela é aplicada em Unidades Básicas de Saúde que possuem salas de vacinas, através de agendamento, bem como na Central de Vacinas, localizada em área anexa à Secretaria Municipal da Saúde, no Centro da cidade. As pessoas podem procurar os locais de vacinação disponíveis de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas às 17 horas.

O agendamento da vacina, junto às Unidades Básicas de Saúde é necessária devido ao fato de o frasco da vacina ser multidose, ou seja, cada frasco contém cinco doses. Uma vez aberto o frasco, a validade da vacina é de apenas seis horas. Sendo assim, o agendamento para vacinação evitará o desperdício de doses da vacina.

Quem pode se vacinar?

Crianças a partir dos 9 meses de idade, sendo que estas precisam de um segunda dose, ao completarem os quatros anos de vida. Já as pessoas adultas receberão uma dose única para estarem completamente imunizadas da doença. No entanto, para receber a vacina, a pessoa dever estar em pleno estado saúde.

Já as pessoas portadoras de doenças crônicas só poderão ser vacinadas com apresentação de atestado médico. Quem tem acima de 60 anos de idade necessita de atestado médico para ser vacinado. “Além disso, quem tem alergia a ovo ou está usando medicamentos antialérgicos e antibióticos não poderá se imunizar neste período”, alerta a gerente de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal da Saúde, Sumaya Pucci.

Após a aplicação da vacina, o período para a imunização contra a febre amarela leva de 10 a 15 dias. Para a imunização contra a Febre Amarela estão sendo tomados todos os cuidados sanitários de prevenção e combate ao novo Coronavírus (Covi-19).  “A vacina da Febre Amarela faz parte do calendário nacional de imunização. De janeiro até o presente momento já foram vacinadas em Lages 7.643 pessoas. Lages disponibiliza a carteirinha internacional para viajantes que necessitam comprovar a vacinação da Febre Amarela”, informa Sumaya.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!