Notícia no Ato

Profª Diana Sophia é a primeira mulher trans candidata a vereadora de Lages

Uma candidatura que já ficou marcada na história recente de Lages é a da professora Diana Sophia, do PSOL Lages. Ela é a primeira mulher trans candidata a vereadora na cidade e enfrenta os desafios de campanha.

Diana faz parte do projeto “O nosso trato é com o povo”, liderado pelo candidato a prefeito Prof. Ed e vice-prefeita Pâmela Santos. “Nossa chapa foi formada pela equidade e pluralidade para garantir maior representação de todos os públicos, focando em dar voz às minorias”, aponta a o Prof. Ed.

Segundo a candidata Diana, antes de falar sobre a importância de uma candidata trans nas eleições municipais, é preciso entender que O Brasil é o país que mais mata travestis e transexuais no mundo. Só nos oito primeiros meses de 2020 foi registrado um aumento de 70% nos crimes, em relação ao ano passado. “Não é possível falar sobre dignidade sem representatividade, por isso o PSOL tem a chapa mais plural de Lages. Na luta por espaços e o direito de viver, me lancei como candidata para trazer à tona debates necessários, porém esquecidos – quando não, silenciados”, destaca.

Fadadas à marginalização, num país onde aproximadamente 90% das mulheres trans e travestis têm apenas a prostituição como meio de sobrevivência, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), ter esta oportunidade é por si só uma grande conquista.  “No dia 31 de outubro convidei as manas para caminharmos no centro da cidade carregando as nossas bandeiras. Os olhares de julgamento dos que ali passavam não intimidavam aquelas que vieram para ficar. Estamos ainda muito longe de alcançar a aceitação social, mas já avançamos muito e não daremos nenhum passo para trás”, aponta.

Segundo Diana é importante frisar que a população trans não busca por privilégios, mas luta pelo direito à dignidade. “Queremos poder trabalhar normalmente, andar na rua sem medo de morrer apenas por sermos quem somos e por uma mudança nos discursos violentos que sustentam essas agressões”, enfatiza.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!