Notícia no Ato

Carmen e Samuel pretendem estimular todas as manifestações culturais

A cultura é um tema que vem sendo tratado com carinho pelos candidatos à Prefeitura de Lages, Carmen Zanotto (Cidadania) e Samuel Ramos (Democratas). Lages é rica em manifestações culturais, costumes e tradições que revelam as várias raízes dos lageanos. Para a dupla da coligação “Trabalho e Amor por Lages”, tudo isso precisa de incentivo e valorização.

A capoeira, por exemplo, é uma expressão cultural brasileira que está presente em Lages e precisa de uma maior valorização do poder público municipal. Este tipo de manifestação mistura arte marcial, esporte, cultura popular, dança e música.

O “Grupo Bambas Capoeira – Magia Bahia”, que atende cerca de 500 alunos, oferecendo aulas gratuitas, procura manter viva a capoeira em Lages. A entidade sofre com a falta de incentivo do poder público municipal. “Queremos ser respeitados como atividade cultural”, disse o mestrando Golan, responsável pela entidade.

Em reunião com integrantes do grupo, Carmen afirmou que é preciso valorizar todas as expressões culturais da cidade. Ela e Samuel também conversaram com integrantes do Grupo “Capoeira Angola dos Palmares”, que desenvolve o projeto social “Capoeira no Morro”, no bairro Morro do Posto, onde assistiram a uma apresentação do grupo. O projeto social é administrado pelo professor Jeferson Souza.

De acordo com Carmen, é necessário incentivar talentos e destinar espaços públicos para as manifestações artístico-culturais da cidade. “Em nosso governo, a área cultural será valorizada. Vamos criar o Sistema Municipal de Cultura, com elaboração do Plano Municipal e criação de um Programa de Incentivo; fortalecer o sistema de informações e indicadores e retomar os eventos culturais, artísticos e tradicionalistas”, destacou a candidata.

O apoio ao tradicionalismo é outra bandeira de Carmen e Samuel. “A retomada de eventos culturais, artísticos e tradicionalistas é uma das ações previstas em nosso plano de governo”, frisam os candidatos, que também vão trabalhar para viabilizar a construção de um parque de eventos destinado aos tradicionalistas e a todas as manifestações culturais da cidade.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!