Notícia no Ato

30ª Festa Nacional do Pinhão

Recordações aguçam o tradicionalismo e marcam a memória de Sebastião

Um ingresso de 1991 conta um pouco de uma história em particular de um fã das gineteadas e shows tradicionalistas

Sebastião Lemes de Souza (50) é popularmente conhecido por Betão. Ele é auxiliar de serviços gerais da Secretaria de Assistência Social e Habitação e nesta sexta-feira (23 de fevereiro) visitou a Fundação Cultural de Lages (FCL) para contar um pouco de uma história particular da Festa Nacional do Pinhão de 1991, terceira edição. Naquele ano, Betão era vigilante de uma instituição bancária de Lages. Em viagem a serviço para Rio do Sul, ele e colegas sofreram um acidente na descida da “Serra da Santinha”. Betão ficou uma semana acamado, exatamente no período da 3ª Festa Nacional do Pinhão, de 29 de maio a 2 de junho de 1991.

Acontece que ele e os amigos já haviam comprado ingressos para a Festa antecipadamente e não puderam ir. “Eu estava ansioso mesmo era pelas gineteadas e os shows tradicionalistas e infelizmente não pude ir. Guardei o ingresso como uma lembrança da sorte que tive em sair vivo do acidente e também pelo gosto que tenho pela Festa do Pinhão”, lembra.

Em 1991 a Festa Nacional do Pinhão era realizada por apenas cinco dias e na programação não havia os showsnacionais. A programação era toda voltada ao tradicionalismo com os famosos bailes dos Grupos Candieiro, Oiga Tchê, Os Nativos e outros, e os shows de Mano Lima, João de Almeida Neto, Renato Borghetti e uma dezena de representantes da música gaúcha. Além dos shows e bailes, a Festa contava com os desfiles competitivos de carros alegóricos e o “Concurso de Cerveja na Cuia”.

Para Betão a notícia do resgate de atrações tradicionalistas na 30ª Festa o motiva para ir ao Parque de Exposições neste ano. “Vou garantir o ingresso e vou procurar não viajar nessa época”, comenta aos risos.

A 30ª Festa Nacional do Pinhão acontecerá de 25 de maio a 3 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro. As inscrições para o concurso para a escolha da Rainha e Princesas encerrarão no dia 28 de fevereiro na Fundação Cultural de Lages.

Fotos: Fabrício Furtado

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário