Notícia no Ato

Coes emite notas técnicas de alerta à Covid-19 nas eleições

O Comitê de Operações Especiais em Saúde da Região da Serra Catarinense (Coes), emitiu nesta quinta-feira (12), ao menos quatro recomendações de ações estratégicas de prevenção a Covid-19, aos prefeitos da região da Amures. O crescente número de novos contaminados preocupa as autoridades sanitárias e medidas de controle são urgentes para barrar o avanço da pandemia.
Na primeira recomendação, o Coes sugere aos municípios realizar uma ampla sanitização pós eleições, em todos os locais de votação que serão utilizados no processo eleitoral do próximo domingo.


Uma segunda recomendação diz respeito em disponibilizar colaboradores municipais para a convocação da Justiça Eleitoral com objetivo de auxiliar os delegados nos colégios eleitorais, visando a orientar para evitar a formação de grandes filas e garantir o distanciamento de 1,5 metros entre as pessoas.
Recomenda também que os eleitores sejam orientados quanto ao uso de máscara, álcool em gel e demais medidas de proteção individual. É preocupação do Coes, uma ação mais ampla possível para minimizar o risco de contágio e disseminação do covonavírus.
Como terceira recomendação aos prefeitos, o Coes sugere a suspensão de carreatas para evitar a aglomeração de pessoas. E, no último documento de alerta, o órgão recomenda adoção de protocolos de higiene e segurança durante as comemorações de vitórias eleitorais.
As recomendações foram enviadas ao secretário executivo da Amures, Walter Manfroi e despachada aos prefeitos dos 18 municípios da Amures. A preocupação é que, como reflexo do relaxamento dos protocolos sanitários da pandemia, a situação de novos contaminados pela Covid-19, que já é preocupante, se agrave ainda mais com lotação máxima das UTI`s, gerando o estrangulamento do sistema de saúde.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!