Notícia no Ato

NEAB/UNIPLAC e Obatalá Movimento Negro de Lages realizam lives sobre a consciência negra

Durante esse período da pandemia seis rodas de conversa com educadores negros em formato de live já foram realizadas, tratando de Feminismo negro, Racismo , Educação antirracista entre outros assuntos. Para encerrar o projeto Rodas de Conversa 2020, os representantes da pesquisa e atividades da cultura africana e afro-brasileira farão a live: Consciência Negra em versos, vozes e dança, ás 20h, no dia 20 dia da Consciência Negra.


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e indígenas da UNIPLAC, Nanci Alves da Rosa, essa live artística será para homenagear nossos ancestrais negros e negras e para celebrar as conquistas e fortalecer a luta da população negra por cidadania e justiça social. A live Consciência Negra em versos, vozes e dança contará com a participação de artistas negros de Lages e terá um hora de apresentação, com dança, poesia, cantos e músicas que enaltecem e fazem uma homenagem aos artistas e autores negros também.
“Será um momento de valorização da identidade étnica, uma homenagem à todos que vieram antes de nós e prepararam o caminho de preservação e difusão da Arte afro-brasileir”, disse Nanci.
O objetivo principal é oferecer uma oportunidade de conhecer e apreciar a riqueza das várias contribuições que os negros trouxeram e recriaram em nosso país. São as heranças africanas das ciências, agroecologia, lidas do campo, culinária, religiosidade,e claro, a Arte e a Cultura Afro-brasileira. A professora explica que é simples acompanhar o evento, bastando apenas acessar o Facebook na página Negro e Educação. Lá estão também todas as lives produzidas até agora. A professora Nanci salienta que esse será um evento regional, memorável e educativo.
A bailarina Areta Campos da Fundação Cultural de Lages, o saxofonista Mazinho, figura histórica da cidade e a professora Maria Inês já têm presença garantida na live. Além disso, lageanos que moram em outras cidades também confirmaram participação. Não deixe de assistir e prestigiar!!

Texto: Toninho Goulart

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!