Notícia no Ato

Município apoiará Justiça Eleitoral em ações de combate à Covid-19

Medidas sanitárias que serão adotadas no dia da votação, em decorrência da pandemia da Covid-19, foram tratadas em reunião entre representantes da Secretaria Municipal da Saúde e da Justiça Eleitoral. Além disso, em Lages 44 colégios eleitorais serão sanitizados após o dia das eleições, conforme recomendação do Centro de Operações Especiais em Saúde da Região da Serra Catarinense (COES)

Nesta semana, representantes de setores da Saúde de Lages participaram de reunião com os juízes eleitorais, Sílvio Dagoberto Orsatto, Ricardo Alexandre Fiuza e Alexandre Karazawa Takaschima e com os Chefes de Cartório, Marcos César da Costa Duarte (93ª zona eleitoral), Daisy Dal Farra Beck (104ª zona eleitoral) e Gilmar Duarte (21ª zona eleitoral), além do promotor Carlos Renato Silvy Teive.

No encontro foi deliberado sobre os protocolos de segurança sanitária para o dia do pleito. As seções eleitorais terão critérios rígidos de higiene, que vão desde o fornecimento de álcool em gel ao uso obrigatório da máscara nos locais de votação, por parte dos eleitores.

O secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, explica que o Município tem contrato vigente com empresas especializadas no serviço de sanitização e esse serviço será realizado nas áreas internas e externas de 44 dos 45 colégios eleitorais de Lages, a partir de segunda-feira (16 de novembro). A exceção será um colégio particular que já havia providenciado esse procedimento por conta própria.

Os produtos utilizados na sanitização contratada pelo Município são devidamente aprovados pelos órgãos de saúde e em caso de chuva, a ação será adiada. “Essa é uma recomendação que o COES da Serra Catarinense repassou aos 18 municípios da Amures, e aqui em Lages adotaremos essa medida preventiva para redução do risco de transmissão e contágio da Covid-19”, ressalta.

Orientações para quem for votar

A Justiça Eleitoral recomenda algumas medidas para que o eleitor exerça seu direito ao voto com segurança:

– O uso da máscara facial é obrigatório para acessar os locais de votação;

– Antes de sair de casa, certifique-se do seu colégio eleitoral. A consulta pode ser feita pelo aplicativo E-título que pode ser baixado gratuitamente em qualquer tipo de smartphone;

– De preferência leve a própria caneta para assinar o caderno de votação;

– Vote e retorne para casa. Evite ficar nos arredores do colégio eleitoral, sobretudo promovendo aglomerações;

– Para votar é obrigatório apresentar um documento oficial com foto;

– Conforme o tamanho do colégio eleitoral, poderá haver filas em alguns locais. Em situações como essa, mantenha o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro, observando as demais regras sanitárias.

– Não leve crianças nem acompanhantes na hora de votar. Isso evita a formação de aglomerações que devem ser evitadas por conta da pandemia da Covid-19.

– A Justiça Eleitoral não está realizando atendimentos de forma presencial no dia da eleição. Quem, por ventura, precisar de atendimento deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC) www.tre-sc.jus.br ou entrar em contato pelo 0800 647 3888.

Texto/Fotos: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!