Notícia no Ato

Prefeitura de Lages providencia sanitização de estruturas de saúde e locais de votação como medida de prevenção e combate à Covid-19

No caso dos 44 colégios eleitorais o trabalho de sanitização atende recomendação do COES Serra Catarinense repassada aos 18 municípios da Amures, como medida de redução dos riscos de transmissão e contágio da Covid-19

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, providenciou a higienização e a desinfecção (sanitização) dos locais onde funcionam os serviços de saúde, trabalho este que faz parte do combate ao novo Coronavírus (Covid-19).

A ação começou a ser realizada na última quinta-feira (12 de novembro), nas áreas externas das Unidades Básicas de Saúde, Centro de Triagem da Covid-19, Farmácia Básica Municipal, Policlínica, Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (CEASM), Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Almoxarifado, Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), Centro de Referência Especializado em Saúde da Criança e Adolescente (CRESÇA), Caps I, Caps AD, Caps II, Regional de Saúde e hospitais.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, a medida preventiva é necessária devido à grande circulação de pessoas nesses setores diariamente. “Tomamos o cuidado de programar essas ações em horários que não interferissem no atendimento à população. Os locais definidos para serem sanitizado são aqueles que recebem um número expressivo de pessoas”, explica.

A diretora Administrativa da Secretaria Municipal da Saúde, Léia Teixeira da Silva Amaral de Campos, explica que o trabalho de higienização compreende a lavação e desinfecção das áreas externas das estruturas de saúde localizadas em Lages. “A empresa contratada utiliza caminhões equipados com bombas de alta pressão e hidrojateamento para aplicar o bactericida com princípio ativo Quaternário de Amônio. Cabe ressaltar que o produto utilizado é devidamente aprovado pelos órgãos de saúde” acrescenta.

Colégios eleitorais também estão sendo sanitizados

Por conta da grande movimentação de pessoas nos colégios eleitorais no último domingo (15 de novembro), a Prefeitura de Lages também decidiu garantir a sanitização nas áreas internas e externas de 44 locais de votação, incluindo aqueles que estão localizados no interior do município, a partir desta segunda-feira (16 de novembro). “Esse trabalho nos colégios eleitorais atende uma recomendação que o COES da Serra Catarinense repassou aos 18 municípios da Amures, e aqui em Lages decidimos adotar essa medida preventiva para reduzir os riscos de transmissão e contágio da Covid-19”, ressalta.

Texto: Flávio Fernandes

Fotos: Toninho Vieira e Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!