Notícia no Ato

Região da Amures terá 11 novos prefeitos

aldo da eleição municipal deste ano, a região da Amures terá 11 novos prefeitos, a partir de primeiro de janeiro de 2021. A renovação de 61,11% é a maior que se tem notícia, segundo o setor de Comunicação da Amures.

E os números ainda podem alterar, caso o prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, não consiga reverter uma pendência eleitoral, pois disputou o pleito com a candidatura anulada, mas sob recurso judicial.

João Cidinei alcançou nas urnas 2.222 votos, equivalente a 39,41%, contra 2.071 votos do segundo mais votado Henrique Menegazzo, que obteve 36,73% dos votos. O boletim de totalização do Tribunal Regional Eleitoral – TRE, coloca os quatro candidatos do município na condição de não eleito, até que seja julgado o recurso de João Cidinei.

A renovação de prefeitos na região da Amures poderia ter sido ainda maior, já que sete prefeitos conseguiram a reeleição. E alguns com diferença histórica do segundo colocado como foi o caso de Lages, em que Antônio Ceron obteve apenas 56 votos a mais que Carmen Zanotto.

A diferença dos dois mais votados em Lages, foi de inexpressivos 0,07% dos votos válidos, se constituindo na menor diferença da disputa eleitoral deste ano na região.

O segundo município com menor diferença entre os que foram a reeleição, foi Capão Alto. O prefeito Tito Pereira Freitas foi reconduzido ao quarto mandato por uma diferença de apenas 59 votos, em relação a Sadiana Melo Coelho Lopes.

Maior diferença foi em Urupema

Ao contrário de candidaturas que saíram vitoriosas das urnas no sufoco da diferença mínima, alguns prefeitos reeleitos revelaram estar no caminho certo de suas administrações. E este foi o reflexo de votações com diferenças históricas, como é o caso de Urupema, em que o prefeito Evandro Frigo Pereira obteve 75,24% dos votos válidos.

As urnas deram ao vitorioso de Urupema 1.468 votos contra 483 do segundo colocado Angelo Stupp. A diferença acachapante de 984 votos, foi duas vezes maior que a votação do segundo colocado.

Com 71,22% e uma diferença de 7.180 votos do segundo colocado, o prefeito Giovani Nunes também teve um saldo tranquilo. Ele lacrou nas urnas com 9.607 votos e já comemorava antes da totalização dos votos, em São Joaquim.

Desde a abertura das primeiras urnas, Giovani Nunes manteve uma diferença de quase três vezes a votação do segundo colocado, Joaquim Costa Borges Junior, que somou 2.427 votos nas urnas.

No município de Palmeira, a prefeita Fernanda Córdova também assegurou a reeleição com sobra de votos. Alcançou a marca de 64,33% dos votos válidos, contra 32,25% do segundo colocado, Orival Largura Ávila. Dos votos computados, a prefeita teve 1.591 e o concorrente apenas 800 votos.

De uma para três prefeitas

Três das oito mulheres que assumiram o desafio de disputar as eleições majoritárias entre as 18 prefeituras da Serra Catarinense, saíram vitoriosas nas urnas. Além da prefeita de Palmeira Fernanda Córdova, os municípios de Campo Belo do Sul e Urubici serão comandados por mulher a partir de primeiro de janeiro de 2021.

A candidatura de Claudiane Varela Pucci, foi uma substituição de nome em Campo Belo do Sul, depois que a Justiça Eleitoral barrou a candidatura de Firmino Branco. Mesmo com a desvantagem de uma candidatura tardia, Claudiane Pucci mostrou a força da mulher nas urnas e numa chapa 100% feminina, junto com Ilzete Pinheiro Tessaro, somaram 1.835 votos contra 1.314 do segundo colocado.

Em Urubici as urnas consagraram Mariza Costa com 3.297 votos contra o atual prefeito Antônio Zilli que somou 2.755 votos. Mariza Costa perseguia a prefeitura de Urubici desde a eleição passada, quando foi derrotada pelo mesmo Antônio Zilli.

A força feminina nas urnas deste ano, não ficou apenas nas cabeças de chapa. Mas como vice-prefeita, foram eleitas mulheres em Bocaina do Sul, São Joaquim e Urupema, além de Campo Belo do Sul.

Nas Câmaras de Vereadores 32 mulheres

A bancada feminina nas Câmaras de Vereadores, também estará presente no mandato que se inicia daqui 40 dias. Destaque para Bom Jardim da Serra e Cerro Negro que elegeram quatro mulheres, respectivamente.

Ao todo, os eleitores aprovaram 32 candidaturas de mulher nas eleições proporcionais deste ano. Apenas Rio Rufino terá três representantes entre as nove vagas daquela casa legislativa. Em outras oito câmaras, duas vagas serão ocupadas por mulheres e em cinco haverá apenas uma mulher num ambiente predominantemente masculino.

Pior que ter apenas uma mulher, chama a atenção os municípios de Campo Belo do Sul e Ponte Alta, que não elegeram nenhuma mulher para a câmara. E observa-se, que Campo Belo do Sul terá duas mulheres, prefeita e vice no comando da prefeitura.

Campo Belo do Sul estreia também no próximo mandato, como único município da região que se tem notícia, em que duas mulheres estarão à frente das decisões do município, na Serra Catarinense.

Das 863 candidaturas para as vagas das Câmaras de Vereadores da região, 308 mulheres investiram na busca do mandato e 32 se elegeram. A representação delas foi significativa, já que somaram 35,68% do total das postulações.

Chama atenção um caso em Urupema. O vereador Jair Silva de Oliveira, o “Guito”, que foi reeleito pela nona vez consecutiva. Guito é considerado o campeão de reeleições na Serra Catarinense e mantém-se no posto, desde o tempo em que Urupema era distrito de São Joaquim.

MUNICÍPIOPREFEITO – GESTÃO 2021/2024PARTIDOS
Anita GaribaldiJoão Cidinei da Silva *PL
Bocaina do SulJoão Eduardo Della Justina – DuducaPSDB
Bom Jardim da SerraPedro Luiz OstettoPSD
Bom RetiroAlbino Gonçalves PadilhaMDB
Campo Belo do SulClaudiane Varela PucciPP
Capão AltoTito Pereira Freitas *PP
Cerro NegroAdemilson Conrado *PL
Correia PintoEdilson dos Santos ChuriçoPSD
LagesAntônio Ceron *PSD
Otacílio CostaFabiano Baldessar de SouzaMDB
PainelAntônio Marcos Carvalheiro – MarquinhoPL
PalmeiraFernanda Córdova *PL
Ponte AltaEdson Júlio WolingerRepublicanos
Rio RufinoErlon Tancredo CostaPSD
São JoaquimGiovani Nunes *PSL
São José do CerritoJosé Dirceu da SilvaPSDB
UrubiciMariza CostaPP
UrupemaEvandro Frigo Pereira *PP

*Reeleito          

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!