Notícia no Ato

Procon de Lages orienta consumidores para a “Black Friday”

Uma das modalidades de compras que mais crescem, ainda mais no período de pandemia do novo Coronavírus, são as realizadas de forma online (Internet). A orientação do Procon de Lages é que as pessoas tenham cuidado com os sites que não são seguros para este tipo de transação

O Programa de Defesa do Consumidor (Procon de Lages), órgão vinculado à Prefeitura, orienta os consumidores com algumas dicas básicas e que podem ser de grande valia no momento de compras nesta semana da chamada “Black Friday”. Milhares de pessoas aproveitam este momento de ofertas para realizarem compras de produtos dos mais diversos tipos e preços. A “Black Friday” é celebrada no mundo inteiro sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Este ano o evento será a partir da zero hora do dia 27 de novembro.  

Mas para que a realização dos sonhos de muita gente não se torne um pesadelo, o Procon de Lages atua na orientação dos consumidores. “Muitas vezes estas promoções são conhecidas como a metade do dobro do produto. Infelizmente alguns comerciantes aumentam o preço de forma abusiva. Por isso, pesquise e avalie se a compra que irá fazer é realmente necessária para aquele determinado momento. Não compre por impulso”, comenta o diretor executivo do Procon de Lages, Júlio Borba.

Compras pela Internet

Uma das modalidades de compras que mais crescem, ainda mais no período de pandemia do novo Coronavírus, são as realizadas de forma online (Internet). A orientação do Procon de Lages é que as pessoas tenham cuidado com os sites que não são seguros para este tipo de transação. É importante verificar se a loja online possui todos os requisitos de segurança. “A primeira dica é observar se o site possui a figura de um cadeado fechado no canto esquerdo, da parte superior da tela, esta figura, se estiver visível, indica se o site é seguro para as compras”, explica Júlio Borba.

Outra orientação importante é saber a reputação do vendedor online. A maioria dos sites de compras de produtos possuem um espaço específico para comentários sobre o vendedor ou a loja: se entrega no prazo estabelecido, se o produto entregue é de qualidade entre outros.

O diretor executivo do Procon, Júlio Borba salienta ainda, que nas compras realizadas fora do domicílio o consumidor tem até sete dias para realizar a devolução do produto sem precisar justificar o motivo.

Data deverá movimentar o setor de vendas

De acordo com site especializado em negócios, o InfoMoney, o chamado e-commerce (comércio eletrônico) conseguiu manter, na pandemia do novo Coronavírus, em certo grau, a demanda pelo consumo de pé, enquanto milhares de lojas físicas fecharam as portas pelo Brasil.

Segundo a Ebit Nielsen, empresa global de medição e análise de dados, as vendas online no país cresceram 47% no primeiro semestre, a maior semestral em duas décadas.

Nesse contexto, especialistas do setor, dizem que, mais do que nunca, é no e-commerce que o varejo deve apostar suas fichas na “Black Friday”, que já é a segunda data mais importante do ano para o setor, só atrás do Natal.

O Programa de Defesa do Consumidor de Lages atende, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h para entregas de senhas e até as 18h para o encerramento dos atendimentos.

O Procon de Lages está instalado na rua Martinho Nerbass, nº 29, Centro, próximo ao Terminal Urbano. Nos casos de reclamação, para ser atendido nos guichês é necessário o cidadão apresentar carteira de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência em Lages e um documento relacionado ao caso originador da queixa. Dúvidas básicas podem ser esclarecidas por telefone: 3019-7457. Nos atendimentos presenciais o órgão está cumprindo todos os protocolos sanitários de prevenção e combate ao novo Coronavírus. 

Texto: Ari Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!