Notícia no Ato

Dom Guilherme é nomeado presidente do GT Pacto pela Vida e pelo Brasil

O Bispo de Lages, Dom Guilherme Werlang, foi nomeado pelo Conselho Permanente da CNBB como o presidente do Grupo de Trabalho – Pacto pela Vida e pelo Brasil. “A vida humana depende da vida do planeta, e a justiça é acima de qualquer questão. Nós teremos enfrentamentos difíceis, porque essa função exige forte atuação… mas eu sou apenas cristão, católico, que segue Jesus Cristo. Precisamos atuar em defesa da vida, em defesa dos mais fracos. É uma novidade, fui pego de surpresa, iremos, como equipe – são cinco bispos – juntamente com as outras organizações civis da sociedade brasileira, tentar proteger a vida e pensar o Brasil acima de outros interesses internacionais, o povo brasileiro em primeiro lugar”.

O pacto é um chamamento aos governos e toda a sociedade, para conclamar que os esforços, públicos e privados, sejam envidados para que ninguém seja deixado para trás nesta difícil travessia da pandemia do coronavírus. Diz o pacto: “Não é justo jogar o ônus da imensa crise nos ombros dos mais pobres e dos trabalhadores. O princípio da dignidade humana impõe a todos e, sobretudo, ao Estado, o dever de dar absoluta prioridade às populações de rua, aos moradores de comunidades carentes, aos idosos, aos povos indígenas, à população prisional e aos demais grupos em situação de vulnerabilidade. Acrescente-se ao princípio da dignidade humana, o princípio da solidariedade – só assim iremos na direção de uma sociedade mais justa, sustentável e fraterna”.

Além da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entidades como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, a Academia Brasileira de Ciência (ABC), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência (SBPC) integram essa articulação.

Por Assessoria de Comunicação – Diocese de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!