Notícia no Ato

Carlos Moisés, é absolvido em julgamento e continua no cargo

O primeiro processo de impeachment contra o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), foi julgado de forma definitiva nesta sexta-feira (27). Os membros do Tribunal de Julgamento rejeitaram o impeachment de Moisés, o que vai permitir a volta dele ao cargo de governador após um mês de afastamento .  

O pedido de impeachment foi rejeitado por 6 votos a 3, com uma abstenção. A sessão durou cerca de cinco horas e terminou com uma rápida votação nominal às 14h.

s manifestaçóes individuais, que começaram por volta das 12h30min, os julgadores já adiantaram a fundamentação e o posicionamento do voto. Dos 10 membros do tribunal, cinco anteciparam voto para rejeitar o pedido de impeachment – os desembargadores Carlos Alberto Civinski, Sérgio Antônio Rizelo, o deputado Maurício Eskudlark (PL), a desembargadora Cláudia Lambert de Faria e o desembargador Rubens Schulz. Esse número, se confirmado na votação, já será suficiente para livrar Mosés do impeachment. 

Dois integrantes, o deputado Sargento Lima (PSL) e o desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch, adiantaram que vão manter o voto a favor do impeachment de Moisés. Um julgador, o deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB), disse que irá se abster da votação. O deputado Kennedy Nunes (PSD) chegou a indicar que manteria o voto dado na primeira sessão a favor do impeachment de Moisés, mas apresentou pedido de vista. O deputado Laércio Schuster (PSB) não antecipou a declaração de voto – na votação, ele também votou pela rejeição do impeachment de Moisés.

Três deputados mudaram o voto em relação à primeira votação – todos haviam votado pelo afastamento de Moisés no fim de outubro. Maurício Eskudlark (PL) e Laércio Schuster (PSB), desta vez, votaram pela rejeição da denúncia contra Moisés. Luiz Fernando Vampiro (MDB) pediu abstenção.

Entre os desembargadores, as posições da primeira votação se mantiveram até aqui. Foram quatro indicações de voto pela rejeição do impeachment e uma a favor do impedimento – novamente do desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch.

Como votaram

Desembargadora Cláudia Lambert – contra o impeachment

Desembargadora Rubens Schulz – contra o impeachment

Desembargador Sérgio Rizelo – contra o impeachment

Desembargador Carlos Alberto Civinski – contra o impeachment

Desembargador Luiz Felipe Siegert Schuch – a favor do impeachment

D eputado Kennedy Nunes – a favor do impeachment

Deputado Laércio Schuster (PSB) – contra o impeachment

Deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) – abstenção

Deputado Maurício Eskudlark (PL) – contra o impeachment

Deputado Sargento Lima (PSL) – a favor do impeachment
Fonte: DC

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!