Notícia no Ato

Quem é Gabriel Córdova (PSL)?

Com 22 anos, Gabriel Córdova de Jesus é um dos mais jovens vereadores eleitos na história de Lages. Mesmo novo, está próximo da conclusão da faculdade de Engenharia Civil. Noivo, casa daqui alguns dias. Evangélico e de família tradicional na política lageana, ele agradeceu primeiramente a Deus pela oportunidade e às 1.318 pessoas que acreditaram nele no dia 15 de novembro. “Nós vamos trabalhar bastante em prol das pessoas e da comunidade. Vamos produzir muito, entregar resultados, as pessoas nos confiaram isso com esta renovação grande na Câmara. (…) Esta é a nossa missão”, afirma.

Nono candidato a vereador mais votado nas eleições 2020, Gabriel vê a participação política como uma vocação e um chamado. Gosta da política desde criança. Seu avô, Vidal Madruga de Jesus, foi vereador da 13ª Legislatura da Câmara de Lages (1997-2000). Seu tio-avô Argemiro Madruga, popular Madruguinha, foi edil por cinco mandatos consecutivos (1989-2004), fazendo parte da Mesa Diretora da Câmara como 2º secretário entre 1991-1992 e vice-presidente entre 1997-1998 e em 2004. “Tenho este sangue, de pessoas que deram sua parcela de contribuição pela cidade. Trago este espírito para trabalhar e ajudar a cidade. (…) Nestes últimos anos me preparei, estudei com dedicação para saber quais eram as funções do vereador, do legislador, do executivo e poder entregar resultado para as pessoas”, reforça.

O novo legislador se define como uma pessoa maleável, de bom acordo, que sabe conversar, respeita outras ideias, gosta de trabalhar e luta pelo que acredita. Ele mora com a sua mãe no bairro Santa Catarina, região sul de Lages. Apesar se julgar natural representar a região onde nasceu e cresceu, o jovem vereador disse ter recebido votos em todos os bairros, o que o credencia a trabalhar pela cidade como um todo. “Para ser um gestor público e representar as pessoas no cargo que vou ocupar, a melhor experiência ainda é ouvir as pessoas e buscar soluções. (…) A população quer que o vereador não suma, que esteja nos bairros, ouvindo a comunidade e trabalhando”.

No processo eleitoral, contou com o apoio da família, de amigos próximos e da rede social para se tornar mais conhecido. Sua campanha foi baseada, segundo ele, em três “S”: sorriso no rosto (“apesar da máscara”, diz), sola de sapato e sinceridade. “O vereador não tem o poder de resolver as coisas, de fazer tudo, mas quero ser o representante das pessoas para poder encaminhar as demandas. (…) Na minha campanha não prometi empregos, calçamento ou rua asfaltada, mas prometi lutar pelas pessoas. Ter uma boa relação com a Prefeitura, com os secretários municipais, para a gente conseguir resolver os problemas das pessoas”, aponta.

Disse ter ouvido muita indignação nas ruas com o sistema político – também mensagens de esperança. Otimista, Gabriel acredita que a mudança cabe à classe ao qual fará parte a partir de 1º de janeiro de 2021. “A política é boa, necessária, é o que define os rumos e o andamento da cidade. Mas os políticos deixaram uma imagem ruim da política. (…) Muitos não foram votar, isso mostra a indignação das pessoas, mas credencia a nós, eleitos, a fazer diferente. É preciso mudar a mente dos políticos, fazer pelas pessoas, servir ao invés de ser servido. Esta é a nossa ideia em relação à política”.

Eleito pelo PSL, Gabriel Córdova promete fazer uma oposição inteligente, que saiba conversar e que ajude a população. Quer fazer de Lages uma terra de oportunidades aos jovens como ele. “Carreguei comigo, na campanha, uma camiseta com os dizeres ‘Lages, terra abençoada’, porque é isso mesmo, algo que nos puxa e nos prende aqui. Queremos uma cidade boa, uma população vivendo bem. Lages tem um potencial gigante e não podemos mais permitir que os jovens daqui saiam para outros municípios para conseguir emprego. Precisamos criar, vereadores e Poder Executivo, mecanismos para que as pessoas permaneçam aqui. (…) Eu acredito em uma cidade melhor, mais desenvolvida, uma cidade para que todos vivam bem”.

Você assiste a entrevista completa com o jovem vereador eleito de Lages em nosso canal no YouTube.

A série de entrevistas com os novos vereadores de Lages continua e você assiste o programa de segunda a sexta-feira, às 15h, nos canais da TV Câmara no Facebook e/ou no YouTube.

Everton Gregório – Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!