Notícia no Ato

Oito meses de pandemia: Força de Segurança faz rondas para orientar e fiscalizar estabelecimentos e coibir festas clandestinas em Lages

Você acredita que se for infectado pelo Coronavírus sairá ileso? Pode até ser, mas lembre-se: você pode ser um vetor e levar a doença para dentro de casa, prejudicando familiares idosos, com comorbidades e de saúde mais frágil. Pense em si e no próximo!

Ter a sensação de estar preso dentro da própria casa pela reviravolta que um vírus até então desconhecido causou na vida das famílias não tem sido de fácil de administrar e superar, mas a preocupação com a saúde e a vida deve prevalecer. Não é hora de festas e junções descabida de pessoas. Nesta semana, quarta-feira (25 de novembro), a Serra Catarinense retornou ao maior estágio de transmissão da doença Covid-19 (gerada pelo novo Coronavírus), portanto, o grau gravíssimo no mapa da matriz de classificação do potencial de risco, avaliado pela Secretaria de Estado da Saúde, situação esta representada pela cor vermelha.

A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, lançou um novo boletim epidemiológico no final da tarde (18h) desta sexta-feira (27 de novembro), cujos dados expõem tristes e assustadoras estatísticas: 110 óbitos de moradores de Lages e 47 óbitos de moradores de outras cidades pertencentes ao território geográfico da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures); ocupação de 100% dos leitos destinados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 e 75% dos leitos de enfermaria Covid-19; 63 internações de pessoas de Lages com casos confirmados, de três casos suspeitos de Lages e 26 de outras cidades; e de Lages são 6.388 casos confirmados, 4.757 recuperados e 1.458 em isolamento domiciliar. O boletim epidemiológico semanal completo e a mais recente portaria do Governo do Estado de Santa Catarina, documento contendo todas as medidas de restrições sanitárias para ocupação de parques, praças e templos religiosos e para prática de atividades esportivas, entre outros ambientes, estão em www.lages.sc.gov.br, com acesso pelo banner do Portal Coronavírus.

A Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, originalmente formada por órgãos estaduais e municipais de segurança, proteção, ordem e sanitarismo (Defesa Civil, Diretoria de Trânsito – Diretran, Vigilância Sanitária, Polícia Militar – PM, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), atuou na noite desta sexta-feira (27 de novembro) através dos trabalhos de rondas da Defesa Civil e da Diretran por diversos bairros de diferentes regiões de Lages, com as finalidades de prestar orientações e executar a tarefa de fiscalização de estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes, lanchonetes, atacadistas, supermercados, mercados, parques e praças públicas, verificando a obediência e o cumprimento das medidas de prevenção de novos casos de contágio pelo novo Coronavírus, a exemplo do uso de máscara de proteção fácil e de álcool gel e distanciamento social de pelo menos 1,5 metros entre as pessoas. Foram abordados ao menos 30 locais e oferecidas as informações essenciais para sensibilização da sociedade. As viaturas oficiais percorrem a maioria dos bairros da cidade, entre os quais Guarujá, Santa Helena, Centro, Triângulo e Habitação, e fazem parada em estabelecimentos com portas abertas. No horário compreendido de atuação o movimento de bares estava tranquilo. A exceção foi um bar no bairro Habitação, considerado com grande número de clientes presentes, porém, o espaço era grande. Mesmo assim, as autoridades solicitaram pela imediata redução do público.

Estas rondas acontecem às sextas, no período entre 19h e meia-noite; aos sábados, entre 17h e meia-noite, e aos domingos, das 17h às 22h. Na semana passada houve fiscalizações no sábado e no domingo. Os locais funcionam conforme o horário regularizado em alvará de localização e funcionamento. “À população solicitamos compreensão e respeito às determinações. Ao ajudar a si, as pessoas criam um laço, um círculo e um ciclo de acolhimento e proteção. Estamos nas ruas por vocês. Vamos sair todos dessa juntos e mais fortes”, resume o secretário executivo de Defesa Civil de Lages, Luz Henrique de Souza.

No caso de denúncias, o cidadão deve entrar em contato com a Polícia Militar pelo número 190 ou com a Defesa Civil pelo 199. A PM irá autuar as pessoas que descumprirem as portarias e decretos vigentes no Estado de Santa Catarina.

Neste domingo (29) a fiscalização continua em todo território lageano.

Drones: Lages cuidada de cima

Ainda nesta sexta-feira (27) foi realizado um tipo de “teste de laboratório” com os drones a serem utilizados nas fiscalizações de flagrante de aglomerações nas chamadas festas particulares clandestinas em residências e garagens. Os aparelhos foram submetidos a simulações para serem estabelecidos meios de dar respostas e rápido atendimento assim que detectada a transgressão às normas sanitárias para frear a proliferação das transmissões do novo Coronavírus.

Para esta ação especial serão utilizados quatro equipamentos, cada um para abranger uma região da cidade. Com precisão, o drone aponta localização e registra fotografias em tempo real. O sobrevoo tem alcance de até três quilômetros do ponto de partida e o trabalho dos drones começou efetivamente neste sábado (28 de novembro).

No caso de constatação de irregularidade, A Polícia Militar será acionada para atender a ocorrência de desrespeito às regras vigentes. Os locais de decolagem e sobrevoo serão mantidos em sigilo justamente para evitar prejudicar o trabalho de fiscalização. Esta operação nos finais de semana envolve a prefeitura de Lages em parceria com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e alguns voluntários.

Os números cresceram demasiadamente e para Lages sair deste quadro angustiante a população deve colaborar e corresponder à determinação de isolamento social, principalmente aos finais de semana, quando o comércio e empresas estão fechados e as pessoas querem sair de casa a passeio em uma realidade atual inoportuna. “O Município tem permanentemente estado atento aos comportamentos sociais. Além de intensificar a fiscalização e incrementá-la com a adoção dos drones, a prefeitura aumentou o número de profissionais e durante esta última semana chamou mais 18 médicos para reforçar as equipes dos plantões. Todavia, é impossível o poder público dar conta de tudo se as pessoas não fizerem sua parte e não se cuidarem. Um trabalho preventivo no Parque Jonas Ramos (Tanque) também está sendo feito, quatro pessoas do Município esclarecem e explicam a gravidade do panorama e a necessidade urgente de não fazer aglomerações, já que o Tanque é um lugar com alto movimento de visitantes. O mesmo está sendo feito no Salto Caveiras, um dos principais pontos turísticos de Lages”, reitera o prefeito em exercício, Juliano Polese, ao salientar, ainda: “Não estamos proibindo as pessoas de circularem, mas que façam com bom senso e contribuam para que os índices tão desfavoráveis diminuam. Na próxima semana lançaremos uma campanha mais específica para a juventude. Enquanto não houver disponibilidade de vacina temos de nos manter prudentes. Precisamos minimizar os estragos. O Centro de Triagem tem passado por grande fluxo de atendimentos e temos de lembrar que os festejos de final de ano estão próximos, mas a empatia deve ser predominante. Não é hora de aglomeração. Vamos deixar tempo reservado para festejar a vida.

Alto-falante: A voz do apelo  

Viaturas da Diretoria de Trânsito (Diretran) estão, desde quarta-feira (25 de novembro), imbuídas na conscientização da comunidade sobre os riscos da disseminação ainda maior do novo Coronavírus. Os veículos de caráter oficial circulam pelas avenidas e pelas ruas de Lages com mensagens de áudio compartilhadas em alto-falante, com o propósito de proteger os habitantes do município. Um vídeo educativo também foi divulgado e está sendo acessado nas redes sociais.

Santa Catarina em estado crítico

O Governo do Estado atualizou e divulgou o mapa da matriz de classificação do potencial de risco. Santa Catarina possui 13 das 16 regiões em risco gravíssimo para Coronavírus.

Gravíssimo (cor vermelha)

  • Laguna
  • Extremo Sul
  • Carbonífera
  • Grande Florianópolis
  • Serra
  • Alto Vale do Itajaí
  • Médio Vale
  • Nordeste
  • Planalto Norte
  • Alto Vale do Rio do Peixe
  • Meio Oeste
  • Oeste
  • Xanxerê

Grave (cor laranja)

  • Foz do Rio Itajaí
  • Alto Uruguai
  • Extremo Oeste

Modificações

Com a atualização, as aulas presenciais nas áreas que estavam na cor laranja na semana passada não podem mais ocorrer. Nas regiões classificadas como gravíssima, apenas atividades de reforço estão autorizadas pelo governo.

Outras restrições:

  • Suspensão de atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como de eventos, shows e espetáculos;
  • Suspensão de concentração e de permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças, com exceção da prática de esportes individuais;
  • Suspensão de conferências públicas ou privadas que acarretem aglomeração de pessoas, com exceção de missas e cultos religiosos;
  • Limite de 50% da capacidade do estabelecimento para shoppings, centros comerciais e galerias – portaria 743/2020;
  • Limite de 30% da capacidade do estabelecimento para hotéis, pousadas e albergues – portaria 743/2020;
  • Academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade – portaria 713/2020;
  • Futebol recreativo está proibido – portaria 664/2020;
  • Congressos estão proibidos – portaria 715/2020;
  • Feiras estão proibidas – portaria 716/2020;
  • Proibição do funcionamento de parques aquáticos – portaria 705/2020, e
  • Templos religiosos: Lotação máxima de 30% da capacidade do templo – portaria736/2020

Dimensões de risco

O mapa, divulgado semanalmente, divide as regiões nos níveis de risco, gravíssimo, grave, alto e moderado. As cores e classificações são calculadas a partir da combinação de quatro dimensões de risco: monitoramento, transmissibilidade do vírus,leitos vagos e evento sentinela (ocorrência de óbitos por Covid-19).

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Greik Pacheco e Roberta Machado/Defesa Civil

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!