Notícia no Ato

Associação Doce Vida aborda Novembro Azul, mês de conscientização do diabetes e o 14 de novembro, Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes homenageia o cirurgião Frederick Banting, que nasceu neste dia. Ele foi um dos responsáveis pela extraordinária descoberta da insulina, juntamente ao seu amigo Charles Best. Esta descoberta se deu em 1921

Hoje em dia o Diabetes Mellitus é a doença não transmissível com maior prevalência e incidência mundial. Atinge cerca de 463 milhões de pessoas em todo o mundo (dados de 2020). No Brasil há 16,8 milhões de diabéticos adultos (20 a 79 anos). É o 5º país na questão de incidência do diabetes.

Mas o que é o Diabetes Mellitus?

Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina (tipo 1 ou DM1) ou não consegue usar de forma adequada a insulina que produz (tipo 2 ou DM2). Existem mais tipos de diabetes (gestacional, LADA, MODY), mas neste texto serão enfatizados os dois tipos principais.

A insulina é um hormônio que permite à glicose entrar na célula e gerar a energia da qual o corpo necessita. Quando falta insulina, a glicemia fica circulando em excesso no organismo (hiperglicemia), e se não for tratada adequadamente levará a quadros de cetoacidose e coma diabético, a curto prazo. E a longo prazo pode ocasionar alterações nos olhos (retinopatia), nos rins (nefropatia) e neuro-vasculares (pé diabético) e lesões nos nervos (gerando complicações como neuropatia diabética, disautonomia cardiovascular e gastrosparesia).

Mas por que novembro é um mês em prol do Diabetes Mellitus?

Porque é neste mês que acontece a Campanha Mundial de Conscientização sobre o Diabetes. Selecionou-se o dia 14 de novembro como Dia Mundial do Diabetes para homenagear o cirurgião Frederick Banting, que nasceu neste dia. Ele foi um dos responsáveis pela extraordinária descoberta da insulina, juntamente ao seu amigo Charles Best. Esta descoberta se deu em 1921.

O círculo azul é o símbolo universal do diabetes, significa a união e a força de toda a comunidade em prol do diabetes, representa também vida e saúde. A borda azul lembra a cor do céu, que une todas as nações da Terra. Também é a cor da bandeira da Organização das Nações Unidas (ONU), uma organização intergovernamental criada para promover a união entre os países.

Em 2007 a ONU reconheceu que o crescimento acentuado da quantidade de diabéticos no mundo constituía uma severa ameaça mundial. Por isto, a partir deste ano, comemora-se o Dia Mundial do Diabetes.

Este ano o tema do Dia Mundial do Diabetes foi “Enfermeiros fazem a diferença. Seu tratamento precisa ser contínuo. A informação também”. A campanha salientou a importância do papel do enfermeiro nos cuidados com o diabetes. Aprimorar o conhecimento destes profissionais é de suma importância, visto que ainda há muitas dúvidas e mitos entre os pacientes diabéticos.

Com o repasse de informações corretas, espera-se aumentar a adesão ao tratamento do diabetes, bem como melhor compreensão sobre a doença, aceitação, apoio e estímulo ao autocuidado. Todos os pontos importantíssimos para quem convive com diabetes.

Fundamental lembrar que a visita periódica aos médicos, fazer exames laboratoriais, automonitoramento da glicose, contagem de carboidratos (para DM1), reeducação alimentar, praticar atividade física, adesão ao tratamento medicamentoso (insulina e/ou hipoglicemiantes orais), controle do peso e ter uma equipe multidisciplinar que apoie e oriente o diabético também são imprescindíveis para o bom andamento do tratamento, bem como prevenção e controle das complicações.

Aliás, vale ressaltar também que todo conhecimento adquirido sobre a doença é significativamente importante. Por isto, participar de grupos de apoio, associações de diabéticos e palestras que enfoquem os cuidados com o diabetes.

Nestas entidades você recebe acolhimento, troca experiências, aprende com os profissionais que oferecem palestras. Serve também para que não sinta que está só, mas que há muitos diabéticos fazendo contínuo tratamento como você.

Atenção: Você de Lages/região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), diabético ou que tem amigo/parente diabético, entre em contato com a Associação Doce Vida e venha fazer parte da nossa “doce família”.

No Facebook: Associação Doce Vida

No Instagram@docevidalages

 “Você não escolheu ter diabetes, mas você pode escolher se cuidar.”

Texto: Michely Arruda Bernardelli – Presidente da Associação Doce Vida, de Lages

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!