Notícia no Ato

Coronavírus: com recorde em novembro, Centro de Triagem da Covid-19 de Lages supera a marca de 27 mil atendimentos em oito meses de funcionamento

Maior registro de atendimentos diários foi constatado na sexta-feira (27 de novembro), quando 521 pacientes estiveram no local para receber as orientações das equipes de saúde.

A Prefeitura de Lages, através da Secretaria Municipal da Saúde, vem acompanhando nas últimas semanas o aumento expressivo de pessoas que têm procurado por atendimento no Centro de Triagem da Covid-19, que funciona 24 horas por dia no prédio do antigo Pronto Atendimento Tito Bianchini, no Centro da cidade.

Na sexta-feira (27 de novembro) foi registrado o recorde de atendimentos diários, quando 521 pessoas foram assistidas pelas equipes de saúde, em um intervalo de apenas 24 horas. Durante os oito meses que o Centro de Triagem da Covid-19 está em pleno funcionamento, considerando a data de abertura no dia 30 de março deste ano, até a segunda-feira (30 de novembro), 27.153 atendimentos foram contabilizados no local.

Conforme o secretário Municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, o crescimento na procura pelo Centro de Triagem da Covid-19 deve-se, principalmente ao fato de as pessoas estarem buscando orientação dos profissionais da saúde nos primeiros sintomas característicos da doença. “A população está vindo ao Centro de Triagem quando surgem os primeiros sintomas do que pode ser o novo Coronavírus. O Município ampliou a testagem por entendermos que, quando a Covid-19 é detectada logo na fase inicial, o tratamento se torna mais eficaz” enfatiza.

O Centro de Triagem da Covid-19 está equipado com respiradores, monitores, medicação e itens para intubação de pacientes de Lages e dos demais municípios da região da Amures, que são atendidos diuturnamente no local.

Volume de atendimentos por mês

Os atendimentos mensais no Centro de Triagem da Covid-19 estão distribuídos da seguinte forma: 61 em março; 708 em abril; 632 em maio; 1.289 em junho; 4.149 no mês de julho; 4.895 em agosto; 2.204 em setembro; 3.233 em outubro e 9.982 em novembro.

O médico responsável técnico pelo Centro de Triagem da Covid-19, Leonardo Augusto Coelho ressalta que as pessoas que procuram o local devem seguir algumas recomendações. “Nossa orientação é que as pessoas evitem trazer acompanhantes, principalmente crianças e tenham em mãos o Cartão SUS, um documento original com foto e preferencialmente o CPF para facilitar o atendimento”, finaliza.

Texto: Flávio Fernandes/Arte: Carlos Alberto Arruda Junior

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!