Notícia no Ato

Obras da ponte avançam dentro do previsto

O secretário executivo da Amures Walter Manfroi visitou esta semana, as obras de construção da ponte sobre o rio Caveiras, na localidade de Passo dos Fernandes. A Amures está acompanhando a execução dos serviços, por ter sido protagonista na parceria entre as prefeituras de São José do Cerrito e Lages, para ratearem os custos da obra.

Iniciada em outubro, a construção da ponte que é considerada uma das maiores da região com 160 metros de extensão, precisou primeiro ter sido feito o nivelamento de pilares para receber as vigas de sustentação e a fixação de pinos de aço para melhor fixar a estrutura.

“Está faltando apenas cerca de 30 metros para concluir a parte de vigamento e em duas semanas, a ponte já pode começar a dar passagem. Este é um modelo que poderá ser replicado inclusive em outras pontes nos limites dos municípios”, explica Walter Manfroi.

A previsão inicial era concluir a obra em final de novembro. Mas como cada viga tem tamanho diferenciado, demandou mais tempo da empresa fornecedora para fabricar as peças.

Os pilares em concreto, da ponte antiga, foram reaproveitados para fixação das vigas da pista de rolamento. À medida em que as estruturas são fixadas por um guindaste, a obra vai avançando. Cada peça de concreto da ponte pesa mais de 1,7 tonelada e possui 4,20 metros de comprimento por 1,25 metros de largura.

Depois de pronta, a obra será mais um atrativo turístico da Serra Catarinense, pois a beleza do local é um convite à contemplação da natureza. No centro da ponte, haverá dois mirantes com avanço de quatro metros para os visitantes registrar fotografias.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!