Notícia no Ato

Deputado Marcius Machado quer asfalto ecológico para Santa Catarina

Mais um projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL) está cada vez mais perto de ser transformado em lei estadual. Dessa vez, o PL 277/2019, que dispõe sobre o uso de asfalto adicionado com borracha proveniente da reciclagem de pneus inservíveis na conservação das estradas de Santa Catarina e vias municipais, foi aprovado pela Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, com parecer favorável apresentado pelo relator, deputado Marcos Vieira.

Hoje, o Brasil adota a pavimentação com mistura composta de 95% de pedra britada e 5% de asfalto, ocasionando o curto prazo de durabilidade e baixo desempenho desse tipo de asfalto, que costuma apresentar problemas como trincas, buracos e outros. Isso acaba gerando novos gastos e comprometendo o fluxo de veículos.

A pavimentação ecológica é uma alternativa sustentável, com durabilidade alta e evita o recapeamento a cada três ou quatro anos, além de reduzir o impacto ambiental com a exploração das pedreiras.

“O asfalto ecológico é considerado uma ótima alternativa que concilia o desenvolvimento urbano com qualidade, durabilidade e segurança, em sintonia com a preservação da natureza, pois adiciona borracha triturada dos pneus na massa asfáltica”, destacou Marcius.

O uso do pó da borracha dos pneus no ligante asfáltico possibilita a redução do lixo ocasionado pelos descartes dos pneus, que duram aproximadamente 600 anos no meio ambiente. Além disso, contribui para a saúde pública, vez que reduz o descarte dos pneus de forma incorreta, deixando de ser um criadouro de insetos que podem transmitir doenças.

“As vantagens desse tipo de asfalto são inúmeras. A durabilidade da vida útil é de 40% a 50% maior que a do asfalto comum, tem maior aderência com pneu dos veículos, o que resulta em redução da aquaplanagem e redução dos alagamentos decorrentes das enxurradas, já que possui maior permeabilidade entre a massa asfáltica e o solo”, conclui o deputado.

📃Projetos de Lei: https://bit.ly/3itP0aK

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!