Notícia no Ato

Força Tarefa de Segurança e Fiscalização atua em todo território de Lages

Equipes da Defesa Civil e Diretran atuam conjuntamente, com mais ênfase aos finais de semana, para conscientizar a população sobre a necessidade do cumprimento das normas sanitárias para conter a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19)

Conforme o novo Decreto, número 970, assinado pelo governador Carlos Moisés da Silva, neste dia 4 de dezembro, entrará em vigor às 23 horas de sábado, 5 de dezembro, medidas de reforço ao enfrentamento da pandemia de COVID-19 em todo o território catarinense.

Essas novas medidas compreendem a limitação do horário de funcionamento de atividades e serviços não essenciais até a meia-noite, sendo que será permitido o ingresso de novos clientes somente até às 23 horas. Diariamente, da meia-noite até às 5 horas a circulação de pessoas em vias públicas, bem como a permanência delas em espaços públicos e privados estará proibido. Haverá tolerância de circulação de pessoas apenas em casos de deslocamento de casa para o trabalho e do trabalho para casa, nos atendimentos de situação de emergência, assim como o funcionamento de atividades e serviços essenciais estabelecidos no artigo 11 do Decreto número 562.

Em Lages, os serviços de fiscalização das normas sanitárias continuam. Desde a segunda quinzena do mês de novembro está sendo feita de uma forma mais intensa pelas equipes conjuntas da Defesa Civil Municipal e Diretran. “O trabalho de fiscalização é realizado por mais de uma equipe e consiste de ações educativas, de orientação, no sentido de evitar aglomerações de pessoas, do uso obrigatório de máscaras, de cumprimento aos horários estabelecidos legalmente, de distanciamento e utilização de material de higiene nos estabelecimentos de atendimento ao público. Ou seja, fiscalização das normas estabelecidas. Em casos de constatação de irregularidades, é acionado de imediato os órgãos competentes para lavrar as notificações cabíveis”, explica o coordenador da Força Tarefa de Segurança e secretário executivo de Defesa Civil, Luiz Henrique de Souza. “Agora, a partir da entrada em vigor do Decreto 970, às 23 horas de sábado, 5 de dezembro, nosso trabalho certamente será intensificado”, avalia Luiz Henrique.

Durante todo o final de semana as equipes da Força de Segurança estarão circulando pelas ruas e avenidas da cidade para garantir o cumprimento das normas sanitárias vigentes.

Drones reforçam o trabalho de fiscalização

Um reforço para a fiscalização está sendo o uso de quatro drones.  Os aparelhos estão sendo utilizados na busca por situações de flagrante de aglomerações nas chamadas festas particulares clandestinas em residências e garagens. Com precisão, o drone aponta localização e registra fotografias em tempo real. O sobrevoo tem alcance de até três quilômetros do ponto de partida. No caso de constatação de irregularidade, a Polícia Militar é acionada para atender a ocorrência de desrespeito às regras vigentes.

Texto: Iran Rosa de Moraes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!