Notícia no Ato

Quem é Alvaro Mondadori – Joinha (PP)?

Natural de Lages, Alvaro João Mondadori Junior, o popular Joinha, tem 53 anos, dois filhos e reside no Centro. Obteve 938 votos no dia 15 de novembro, sendo o 20º candidato mais votado, mas conseguiu a vaga entre os 16 vereadores de Lages pelo quociente eleitoral conquistado pelo Partido Progressista (PP), do qual foi o líder de votação.

Engenheiro agrônomo formado, atuou profissionalmente em empresas da família no ramo de confecção e ocupou cargos no serviço público, sendo secretário de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura na administração municipal anterior, além de diretor administrativo na própria Câmara de Vereadores de Lages por dois anos da legislatura atual. Antes das eleições, atuava como comunicador na Rádio Mix FM.

A experiência de ter atuado no serviço público o deixa mais tranquilo para exercer o mandato. “Os dois anos que passei aqui me permitiram saber mais sobre o Regimento da Câmara, sobre a Lei Orgânica, como se portar no plenário. Essa experiência vai me ajudar muito e é uma base importante que tenho, sem aquela angústia de não saber e ter que estudar para ser vereador”, admite.

Apoio das pessoas foi o combustível de sua campanha, feita sem promessas, segundo ele

Como os demais eleitos, ele fez sua campanha em várias frentes: de manhã ia para os semáforos, exceto aos domingos. Também passou de porta em porta e fez visitas nos comércios. Orgulha-se de não ter feito promessas às pessoas durante sua candidatura para vereador. “Chega daquilo de amanhã, semana que vem, mês que vem. É preciso jogar com a verdade e não fazer as pessoas perderem seu tempo, criar expectativas quando a resposta está clara que é não. Como político temos que saber dizer não. Temos que lutar pelas pessoas, mas jogar com transparência e é este Joinha que as pessoas vão encontrar nestes quatro anos”, promete.

Joinha se considera uma pessoa simples, família, que preza as amizades e que gosta de conversar com as pessoas. “Na vida, a gente aprende que a nossa verdade não é absoluta, que a gente tem que ouvir os outros. Então nesse momento eu quero conversar com as entidades civis, com as pessoas nos bairros e dialogar com elas para me moldar a partir destas demandas, sem algo pré-formado”, diz, não sem antes agradecer às pessoas que lhe ajudaram no processo eleitoral: “Eles vestiram a camisa, acordavam cedo, dormiam tarde, focados, isso aumentava muito a minha responsabilidade e me deu mais combustível para chegar a esse objetivo”.

Foco na criação de empregos

No entanto, este “corpo-a-corpo” fez com que ele se deparasse com a realidade de muitos moradores de Lages. “Foi muito gratificante ter participado da campanha, ter conversado com as pessoas, ter entrado na casa delas e ser recebido da forma que fui, mesmo em época de pandemia. Ver a necessidade das pessoas mais humildes foi algo que me acrescentou, mas também me chocou muito. Não precisa andar nem dez minutos da Câmara para vermos pobreza extrema. A gente tem que fazer mais pelas pessoas, criar oportunidades. Sou daqueles que acreditam que o trabalho dignifica o homem, o sustento de uma pessoa é o mais importante e em cima disso eu fiz minha campanha. Meu maior desejo é trabalhar para oportunizar mais empregos”.

Ele acredita que o vereador pode trabalhar para criar melhores condições fiscais ou de infraestrutura aos investimentos. Citou a instalação da Berneck como um grande trunfo da atual administração, mas pensa que o enfoque também precisa recair aos pequenos empresários. “As empresas grandes são muito importantes, mas podemos criar condições para os empresários locais, principalmente com as MEI’s (microempreendedores). Na minha campanha vi muitos com potencial de crescimento. O que às vezes falta é uma orientação simples, de ter uma embalagem melhor, uma rede social, uma conversa para que ele possa vender seus produtos em mais locais, em buscar um investimento. Temos nove mil MEI’s no munícipio, se em 5% destas a gente conseguir gerar mais um emprego em cada já são 450 novas oportunidades”, afirma.

Na entrevista completa, presente em nosso canal no YouTube, você conhece o posicionamento de Alvaro Joinha sobre assuntos atuais que permeiam os noticiários locais e de alcance nacional, além de conhecer a origem do apelido pelo qual ele é mais reconhecido. Confira!

Fotos: Luiza Martins (Câmara de Lages)/Everton Gregório –Jornalista

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!