Notícia no Ato

JBS contrata 22 jovens aprendizes em oito áreas para incentivar e valorizar o trabalho da juventude

As vagas preenchidas são para as áreas de Recursos Humanos (RH), garantia da qualidade, logística, manutenção, almoxarifado, segurança do trabalho, gestão e ambulatório médico

Uma das dezenas de empresas parceiras do Banco do Emprego, da Prefeitura de Lages, é a JBS, aberta no município em outubro de 2013. Lages é a única fábrica da companhia que produz pizzas, lasanhas e pratos prontos da marca Seara para todo o Brasil. Compreende a Seara Alimentos Ltda., empresa do grupo JBS. Atualmente a JBS conta com mais de mil colaboradores em seu quadro lageano de trabalhadores.

E na manhã desta terça-feira (8 de dezembro), uma das maiores empresas do gênero alimentício do país, com unidade produtiva no município de Lages, efetuou processo seletivo para a contratação de 22 trabalhadores de 18 a 23 anos na modalidade do Programa Jovem Aprendiz, e de carteira assinada. As vagas preenchidas são para as áreas de Recursos Humanos (RH), garantia da qualidade, logística, manutenção, almoxarifado, segurança do trabalho, gestão e ambulatório médico. O evento de seleção seguiu as normas sanitárias de prevenção ao novo Coronavírus, gerador da Covid-19, com utilização de máscara de proteção facial e de álcool gel e distanciamento social.

As tarefas serão desempenhadas na sede da empresa, à margem da rodovia BR-116, de segunda a quarta-feira, das 7h45min às 11h45min e das 13h50min às 17h50min, e no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), situado no bairro Universitário, onde frequentarão seus cursos, de quinta a sexta-feira, das 14h30min às 17h30min. O total a ser cumprido é uma carga de 100 horas mensais. O trabalho começará concomitantemente ao início das aulas no Senai, em 25 de janeiro de 2021. Valor de salário e benefícios foram mencionados no momento da entrevista, aos candidatos.

O Banco do Emprego, da Prefeitura, colaborou divulgando as oportunidades e realizou a primeira triagem, encaminhando os candidatos mediante o perfil exigido pela empresa para a entrevista de trabalho, realizada na sede do empreendimento nesta terça-feira. “Sabemos o quanto é importante o Programa de Aprendizagem, proporcionando o acesso de jovens ao primeiro emprego, por meio do embasamento teórico no Senai e também dos treinamentos práticos e  técnicos através das atividades exercidas na empresa. Todo este conjunto desenvolve-os pessoalmente e profissionalmente, auxiliando-os a definir a futura carreira, além de capacitá-los para a inserção no mercado de trabalho de forma mais rápida após o tempo como aprendizes”, analisa a analista de Recursos Humanos (RH) da empresa, Michele Souza de Oliveira.

Poder público e iniciativa privada juntos

A prefeitura ampara empresas e cidadãos para que a engrenagem do desenvolvimento econômico nunca pare de girar. “Somos grandes parceiros com o Banco do Emprego a partir da divulgação de vagas e o mapeamento de candidatos. Cientes da relevância deste órgão em Lages, nós da empresa reconhecemos que o Banco do Emprego promove a intermediação de mão de obra qualificada para o preenchimento de vagas com seriedade”, completa a analista de Recursos Humanos (RH).

Para o prefeito Antonio Ceron, possibilitar aos jovens experiências profissionais não apenas incrementa e torna forte o currículo, como lapida as capacidades e habilidades. “O mercado de trabalho é dotado de competitividade e vence quem se prepara melhor, estuda mais, quem se mostra um diferencial e já chega no processo de seleção sabendo um pouco da história da empresa e seus objetivos, chega na frente quem mais se destaca dos demais. Vestir a camisa é essencial. O Banco do Emprego tem feito, ao longo dos anos, um trabalho evolutivo, de caráter empregatício, econômico e social. A Secretaria do Desenvolvimento possui sob seus cuidados também o Programa Qualifica Melhor Lages, a Sala do Empreendedor e o setor de desenvolvimento econômico. Procuramos dar respaldo a todos e a qualquer tipo de empresa, com ênfase também aos Microempreendedores Individuais (MEIs), a mola propulsora da nossa economia, pois é assim que um investidor dá seu pontapé inicial nos negócios”, observa Ceron, acrescentando, ainda: “E mesmo que 2020 não tenha sido fácil, almejamos que 2021 seja de repleto de novos empregos, renda, abertura de novas empresas, lucros, movimentação econômica e cheio de esperança às famílias. E que todos tenham um feliz e abençoado Natal e uma passagem de ano coberta de fé”, deseja o chefe do Poder Executivo de Lages.

Já o secretário interino do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Amauri Bacci, avalia ser extremamente salutar abrir vagas para pessoas que ainda não possuem vastas experiências e estão escrevendo as primeiras páginas da sua trajetória. “Para se criar e se obter bagagem é inevitável passar por percursos que irão deixar o profissional mais experiente, prático, gabaritado e expert na função, seja ela de exatas ou de humanas. Nossas portas estão permanentemente abertas aos empresários e trabalhamos dia a dia para que nenhuma boa chance escape das mãos de quem merece fazer parte de uma empresa, provando para si mesmo que é possível se superar”.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: JBS/Divulgação

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!