Notícia no Ato

Assinada a licitação para compra de equipamentos do canal aberto da TV Câmara de Lages

O processo de efetivação do canal aberto da TV Câmara de Lages à população teve mais um importante ato na tarde desta quarta-feira (9). O presidente do Poder Legislativo Lageano, Vone Scheuermann (MDB), esteve na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para assinar o documento de abertura da licitação para compra dos equipamentos necessários para a transmissão do sinal. Participaram do encontro o presidente da Alesc, Julio Garcia (PSD), e o deputado estadual representante da Serra Catarinense, Marcius Machado (PL).

O investimento para compra dos equipamentos será na ordem de R$ 5 milhões, recurso este viabilizado pela própria Alesc. O próximo passo será a instalação destes em Lages. Em seguida, caberá à TV Câmara local a produção de conteúdo, organização da grade de programação e exibição. O sinal deve estar disponível a toda a população no primeiro semestre de 2021.

Lages é a primeira cidade do interior do estado a receber este canal. O presidente Vone ressaltou a importância disso, uma vez que o sinal estará disponível para toda a região serrana. “Este é um sonho que vai virar realidade. Nossa ideia é abrir o espaço que temos, de 24 horas diárias de conteúdo, para os demais municípios da região. Dessa forma, a população de toda a região vai ter acesso ao que é feito nos municípios, seja na política, na cultura, na educação, nas áreas que as pessoas têm interesse. Com certeza, o nosso trabalho será mais conhecido e a própria visão das pessoas sobre a política vai mudar com todo esse conhecimento a disposição”, comenta Vone, que atribui como fundamental a participação de Julio Garcia nesse processo.

TV Câmara de Lages deve ocupar o canal 49-D da sua televisão

Publicada no dia 12 de fevereiro deste ano, a portaria 66/SEI-2020, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, consignou à Câmara dos Deputados o canal 49-D ao município de Lages para a execução do Serviço de Radiodifusão de Sons e Imagens com Tecnologia Digital (TVD). As demais ramificações do canal 49 vão comportar a programação do Senado Federal (49-A), da Câmara dos Deputados (49-B) e da Alesc (49-C).

As tratativas para a efetivação do canal aberto da TV Câmara foram iniciadas ainda em 2014, sob a presidência do vereador Nilton Freitas (PTB). O projeto foi retomado no ano de 2016, na gestão de Thiago Oliveira (MDB), oportunidade na qual foi feito o credenciamento de Lages para acesso ao canal digital e o projeto técnico de viabilidade. Tal iniciativa foi uma das principais metas elencadas pelo presidente Vone para sua gestão na Câmara de Lages. Desde 2019, ele tem participado de reuniões em Brasília e em Florianópolis para garantir a implantação do canal. Apesar da pandemia do Covid-19 ter esfriado o andamento do processo, a assinatura de hoje significa um largo passo para a efetivação do serviço.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!