Notícia no Ato

Prefeitura de Lages é parceira da Cáritas Diocesana em campanha de enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa

Com o tema “Violência contra a pessoa idosa: É possível prevenir! É preciso superar!”, a campanha almeja chamar a atenção da população lageana para o problema

Segundo dados do Ministério da Justiça, em 2015, no Brasil, aconteceram 32.238 denúncias de violência contra idosos (um aumento de 18% em relação a 2014). Esse número cresce exponencialmente a cada ano, seja em virtude da maior longevidade da população (atualmente 76,7 anos), seja porque, na pandemia da Covid-19, seguindo os protocolos de distanciamento social, há aumento na convivência com familiares e de atritos domésticos – e, consequentemente, de violência intrafamiliar. Os maiores agressores das pessoas idosas são os filhos e os netos. Informações mais recentes, mas que ainda estão sob a análise do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, sinalizam mais de 25 mil denúncias entre março e julho de 2020.

Preocupada com a situação de vulnerabilidade que atinge os idosos, a Cáritas Diocesana de Lages, em parceria com a Prefeitura do Município de Lages, através do Conselho Municipal do Idoso (COMID) – Secretaria de Assistência Social e Habitação, realizou o lançamento de uma campanha de prevenção contra a violência que atinge os idosos. A solenidade ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (17 de dezembro), na sede da Cáritas Diocesana de Lages (Av. Papa João XXIII, 295) e contou com a presença de inúmeras pessoas interessadas no tema.

Com o tema “Violência contra a pessoa idosa: É possível prevenir! É preciso superar!”, a campanha almeja chamar a atenção da população lageana para o problema. Através de um convênio com uma instituição bancária, será realizado um curso de capacitação de profissionais de diversos níveis, que estarão habilitados para detectar situações em que idosos estejam em risco físico ou psicológico e auxiliá-los. Em paralelo, a campanha vai procurar chamar a atenção da população lageana através de diversos recursos de mídia: folders, cartazes, podcast (arquivos de áudio).

Na avaliação do dirigente da Cáritas, Padre Roberto Moreira, “Estamos vivendo momentos difíceis, de isolamento e distanciamento social, que favorecem a violência contra a pessoa idosa. A sociedade precisa estar atenta aos sinais e denunciar assim que surgir indícios de violência”.

As denuncias podem ser feitas pelos números telefônicos: 100 (disque Direitos Humanos), 190 (Polícia Militar), 192 (Samu), (49) 3289-8160 (Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) e no Whatsapp 3289-8157.

Tipos de Violência contra idosos

De acordo com o documento “Política Nacional de Redução de Acidentes e Violências”, do Ministério da Saúde (2001), a violência contra os idosos pode ocorrer de diversas formas:

– Abuso físico (maus tratos, agressões) é o mais frequente e, normalmente, é acompanhado da violência psicológica, que são as ameaças verbais, gritos, isolamento social e outras formas de atemorização.

– Abandono, ou seja, a ausência ou deserção dos responsáveis governamentais, institucionais ou familiares de prestarem socorro a uma pessoa idosa que necessite de proteção.

– A omissão de cuidados devidos e necessários aos idosos, principalmente para os que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade.

– No campo econômico, o uso não consentido e a apropriação de pensões e/ou propriedades costuma ocorrer assiduamente no âmbito familiar.

– Abuso sexual ou violência sexual.

Texto: Raul Arruda Filho/Fotos: Toninho Vieira

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!