Notícia no Ato

Interior com mais infraestrutura: nova ponte do Passo dos Fernandes e entregue a comunidade

Construída em concreto pré-moldado, a nova estrutura traz melhorias às famílias de produtores rurais estabelecidas nas terras da divisa territorial dos municípios de Lages e São José do Cerrito

Os prefeitos de Lages e de São José do Cerrito, respectivamente, Antonio Ceron e Arno Marian, inauguraram a nova ponte do Passo dos Fernandes, sobre o leito do Rio Caveiras, na divisa territorial dos dois municípios. O ato oficial ocorreu na manhã desta terça-feira, (22 de dezembro), com a presença de moradores, produtores rurais e lideranças políticas, dentre elas o ex-governador Raimundo Colombo.

A nova estrutura da ponte foi construída em concreto pré-moldado, aproveitando-se os pilares da antiga travessia, cuja plataforma era de madeira, sustentada por toras. As novas vigas em concreto, pesam individualmente 1,7 toneladas, cada qual com 4,20 metros de comprimento por 1.25 metros de largura.

Medindo 160 metros de comprimento por 3.90 metros de largura, a nova travessia teve um custo de R$ 653.000,00, investimento dividido entre as duas prefeituras executora das obras. Para a realização das obras foi firmado convênio intermunicipal, com a colaboração da Amures, documento assinado no mês de setembro de 2020. Já a ordem de serviço foi assinada em outubro e agora neste dia 22 de dezembro inaugura-se oficialmente a nova ponte. O peso bruto total máximo de carga permitido para travessia da ponte é de 40 toneladas.

 “Como prefeito fico muito feliz quando entrego obras de melhorias necessárias à comunidade e esta ponte é um exemplo de obra há muito esperada pelos moradores”, ressaltou o prefeito Antonio Ceron, durante o ato inaugural.

Já o prefeito Arno Marian destacou que a ponte do Passo dos Fernandes é muito importante para toda a região, pois resolve um problema de transporte da produção rural.

“Para nós é um sonho vermos a nova ponte concluída. Muitos eram os problemas enfrentados por toda a comunidade que por várias décadas teve de ficar à mercê do tempo de conserto das avarias da ponte causadas pelas enchentes. A cada nova enchente, parte da ponte era avariada, dificultado o transporte de pessoas, especialmente de alunos, professores e do pessoal que presta serviços de atendimento à saúde pública”, falou a agente de saúde Jane Pereira, residente na região do Passo dos Fernandes.

Muito satisfeitos estavam também os moradores e produtores rurais Juarez Esmério (do Cerrito), Manoel Rogério Pereira, Zelindo Alves das Cruz e Volnei Osmar Fernandes (estes de Lages). “É a maior obra já vista aqui. A nossa maior dificuldade era o transporte e com a nova ponte isso está resolvido”, disse Esmério.

Seu Manoel, 75 anos de idade, e Zelindo, que reside na região do Passo dos Fernandes há 50 anos, relembraram de vários fatos relacionados às dificuldades enfrentadas com as enchentes do Rio Caveiras e as inúmeras destruições da ponte. “O recurso, muitas vezes, era atravessar o rio a cavalo sobre as lajes de pedra, travessia muito perigosa”, recorda-se seu Manoel.

Volnei Fernandes lembra-se de que a ponte tinha sido reconstruída totalmente por duas vezes, sendo esta, agora, a terceira vez. “Com a nova estrutura toda em concreto foi possível elevar o nível da plataforma da ponte e com isso não teremos mais problemas de esperar por muito tempo para fazer a travessia”, comemora o produtor rural.

Distâncias

A Ponte do Passo dos Fernandes localiza-se a menos de 10 quilômetros da BR-282 e a cerca de 25 quilômetros da sede do distrito de Santa Terezinha do Salto Caveiras. Estas distâncias é para quem faz a travessia da ponte e percorre pelos trechos de estrada de chão batido, tanto pelo lado do Cerrito como em direção a Lages, passando pelas localidades de Cedro Alto, Floresta, Manfrói e Salto.

Texto: Iran Rosa de Moraes/Fotos: Toninho Vieira e Ary Barbosa de Jesus Filho

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!