Notícia no Ato

Passarela social do Hospital Tereza Ramos será içada nesta quinta-feira (1º) em Lages

As obras de ampliação do Hospital Tereza Ramos (HTR) tem importante etapa nesta quinta-feira, 1º de março, com o içamento da primeira das duas passarelas que farão a ligação da nova ala com o prédio atual da instituição. A estrutura em aço pesa 16 toneladas e começou a ser montada na tarde desta quarta-feira, 28 de fevereiro, por funcionários da empresa fabricante.De acordo com o engenheiro residente Eduardo Tigre, da Construtora Progredior, responsável pela obra de construção da nova ala do HTR, a primeira passarela a ser instalada é a social e conta com 39 metros de extensão. “Ela possui uma pequena inclinação, mas dentro dos parâmetros para acesso de cadeirantes. Pretendemos içá-la com auxílio de um guindaste, a partir das 13h em operação que deve durar a tarde inteira”, prevê.  A passarela social será utilizada por funcionários, visitantes e pacientes, inclusive aqueles que estiveram acamados, pois foi dimensionada para ter espaço suficiente para o transporte de macas. Após a ligação com os dois pilares instalados, a estrutura receberá os demais acabamentos, como o steel deck, sistema de construção também conhecido como laje mista ou colaborante, e laterais envidraçadas.

A segunda passarela, com 52 metros de extensão, é a de serviço, e também está pronta. Ela será instalada na sequência da execução dos serviços e utilizada para o transporte de roupas e alimentos, entre outros materiais, que fazem parte da rotina diária do hospital. “Vamos finalizar a instalação das duas passarelas até o início de abril”, explica Tigre, de acordo com prazo de 120 dias previsto no contrato feito pela Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Lages, que prevê o investimento de R$ 3.174.552,81 (fabricação e instalação). “É mais um grande investimento feito pelo Governo do Estado para que possamos ter um dos maiores hospitais públicos de Santa Catarina em Lages”, salienta o Secretário Regional de Lages, João Alberto Duarte.

A nova ala do Hospital Tereza Ramos, em Lages, é o maior investimento individual em saúde pública do Governo do Estado, com aporte de mais de R$ 100 milhões.  Com 74 de existência e mais de seis milhões de atendimentos, o HTR contará com mais 122 leitos (92 de internação e 30 de UTI), serviços de urgência e emergência, centro de diagnóstico por imagens, centro cirúrgico e heliponto para agilizar o transporte aéreo de pacientes.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário