Notícia no Ato

Prefeitura de Lages avalia pedido de reajuste das tarifas do transporte urbano

A Transul encaminhou para análise da Prefeitura, na semana passada, a planilha de correção do preço da tarifa para o transporte urbano de Lages. A Pandemia da Covid-19 causou acentuadas distorções na economia e nas atividades sociais. No caso do transporte coletivo urbano, provocou severos desequilíbrios econômico-financeiros, consequência da drástica redução de passageiros. Atualmente, a empresa transporta apenas 27% do total verificado antes da pandemia.

Ao fazer o cálculo de reajuste da tarifa, conclui-se que a correção necessária para restabelecer o total equilíbrio financeiro da empresa seria de 54 %, de forma a compensar a queda de passageiros. No entanto, entendendo a atual situação pandêmica, a direção da empresa decidiu considerar apenas os principais insumos utilizados na operação dos serviços, tais como, salários, o preço do diesel, dos pneus e dos ônibus. Assim sendo, o novo cálculo apontou a necessidade de corrigir a tarifa embarcada em R$ 4,70, com elevação de 9,3%. Já a tarifa antecipada, o valor seria de R$ 4,49 com percentual de aumento em 8,45%.

Com a planilha de custos em mãos, a equipe técnica da Prefeitura está trabalhando na análise dos dados para definir o aumento a ser concedido. Pesa também na decisão o fato de que a empresa foi obrigada a suspender as atividades por quase 90 dias, atendendo decreto governamental e, também, reduzir a oferta de serviço para preservar a segurança dos usuários.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!