Notícia no Ato

Centro de Triagem da Covid-19 em Lages registrou mais de 36 mil atendimentos em 2020

A estrutura, que é referência no atendimento de pacientes de Lages e dos demais municípios da região da Amures, completou, em dezembro, nove meses de funcionamento ininterrupto e permanece em plena atuação funcionamento. O maior volume de atendimentos ocorreu no mês de novembro, em que 9.982 pessoas estiveram no local

 Centro de Triagem da Covid-19, montado estrategicamente no prédio que antes abrigava o Pronto-Atendimento (P.A.) Tito Bianchini, no centro de Lages, chegou à marca de nove meses ininterruptos de funcionamento. Desde a abertura, no dia 30 de março, até 31 de dezembro, foram registrados 36.124 atendimentos.

O secretário interino da Saúde de Lages, Claiton Camargo de Souza, salienta que o local permanecerá em plena atividade, para atender os moradores de Lages e dos demais municípios da região da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), que apresentem sintomas característicos do novo Coronavírus. “O Centro de Triagem continuará aberto 24 horas por dia, sete dias por semana para atender a população enquanto for necessário. Apesar de termos a boa notícia do surgimento da vacina contra a Covid-19, a pandemia não terminou e pelo comportamento de muitas pessoas nas festas de final de ano, deveremos ter um mês de janeiro com agravamento do cenário”, explica.

Recorde de atendimentos diários

O maior volume de atendimentos em um único dia no Centro de Triagem da Covid-19 foi registrado em 27 de novembro, quando 521 pessoas passaram no local. Para garantir o funcionamento da estrutura durante 24 horas por dia, os profissionais da saúde se revezam em sistema de turnos e escalas. A estrutura mantém leitos para cuidados intermediários e leitos com respiradores para os casos mais graves.

O médico responsável técnico pelo Centro de Triagem da Covid-19, Leonardo Augusto Coelho, ressalta que os casos graves têm prioridade de atendimento. “Na avaliação médica analisamos todos os critérios necessários, como, por exemplo, se o paciente se enquadra no período certo para a coleta de material para exame de investigação ou se precisa aguardar mais alguns dias”, acrescenta.

Texto e Arte: Flávio Fernandes

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!