Notícia no Ato

Prefeitura entregará ordem de serviço para elaboração de projeto e construção de nova ETA, suprindo a necessidade de manutenções sem prejudicar a distribuição à cidade

O prazo de execução para entrega dos projetos e produção do primeiro módulo é de 180 dias e para entrega total da obra é de 360 dias

Com capacidade nominal de 300 litros por segundo, Lages deverá receber uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no prazo de 360 dias. Está programada para a próxima terça-feira (12 de janeiro), às 14h, na sede da Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), localizada à avenida 1º de Maio, bairro Popular, a assinatura da ordem de serviço para esta finalidade, a de nº: 01/2021. Neste documento, a prefeitura de Lages, por intermédio do prefeito Antonio Ceron, e do vice-prefeito, Juliano Polese, autorizará a empresa vencedora do processo licitatório a iniciar os serviços, conforme o contrato Semasa nº: 85/2020.

A terceirizada Sigma Tratamento de Águas Ltda., de São Bernardo do Capo (SP), caberá os trabalhos de elaboração de projeto executivo, execução, instalação e operação inicial de uma Estação de Tratamento de Água (ETA), com design em aço e capacidade nominal de 300 litros por segundo, aberta, pré-fabricada, voltada ao tratamento de água destinada ao consumo, e à responsabilidade da empreiteira estará incluído o fornecimento de material. O complexo estará instalado na própria sede da Semasa, ao lado da atual Estação de Tratamento de Água (confeccionada em concreto), reforçando a capacidade já existente.

Os serviços terão custo no valor global de R$ 4.709.000 (milhões), recursos próprios da Semasa. O prazo de execução para entrega dos projetos e produção do primeiro módulo é de 180 dias e para entrega total da obra é de 360 dias, obedecendo-se o cronograma físico-financeiro.

Esta será uma nova Estação de Tratamento de Água implantada ao lado da ETA já presente, anexa à sede administrativa da Semasa. A Estação de 300 litros por segundo será instalada junto à atual, que já trata de 600 a 700 litros de água por segundo. Ou seja, a construção da nova ETA, com metade da capacidade da já existente, tornará possível realizar reparos na atual.

A ETA possui dois módulos de tratamento e, a partir da nova Estação de Tratamento, a Semasa poderá cessar um módulo para fazer ajustes e após, o outro. “E, deste modo, se conseguirá atingir um incremento de 300 litros por segundo de vazão de água tratada, se for necessário”, esclarece o engenheiro civil na Semasa, Ricardo Fontana Sirtoli.

De acordo com a Semasa, a atual Estação de Tratamento de Água (ETA) foi dimensionada para uma capacidade de 600 litros por segundo. Decorridos mais de 40 anos de uso, decidiu-se pela convicção sobre a necessidade de sua recuperação ser realizada com a maior brevidade possível, evitando-se, desta forma, riscos de colapso ao sistema de abastecimento de água potável para a cidade de Lages.

Assim que a recuperação da atual ETA estiver concluída, a Semasa ficará com uma capacidade disponível de 900 litros por segundo, permitindo uma demanda segura, com a operação das duas Estações de Tratamento, em funcionamento conjunto. A nova configuração da ETA possibilitará trabalhos de manutenção e recuperação da Estação, simultaneamente irá assegurar o fornecimento à população lageana para as próximas décadas. O secretário municipal de Águas e Saneamento, Jurandi Agustini, e o diretor de Operações da Semasa, Ademir Fabricio, serão algumas das autoridades presentes na entrega da ordem de serviço.

Utilidade pública – Números de contato Semasa

Plantão 24 horas: 115 – 3380-3100

Comercial: 3380-3130

Administrativo: 3221-3900

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Toninho Vieira e Arquivo

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!