Notícia no Ato

Pagamento do IPTU em cota única com desconto de 12% pode ser realizado até dia 12 de fevereiro

Além da cota única, têm outros dois prazos para pagamento à vista do IPTU 2021 com descontos diferenciados: 30 de abril com desconto de 9% ou 31 de maio, sendo que nesta terceira data o desconto será de 7%

O contribuinte que optar por 12% de desconto no pagamento à vista do IPTU 2021 tem prazo até dia 12 de fevereiro para quitar o débito. A retirada da guia pode ser através do site da Prefeitura de Lages, no endereço www.lages.sc.gov.br, acessando o link “IPTU 2021”. Outra opção é se dirigir diretamente ao Balcão de Atendimento (Balcão de Arrecadação), situado no térreo da Prefeitura de Lages, e ali mesmo retirar as guias para pagamento à vista (cota única).

Nesta primeira leva não serão emitidos boletos pelos Correios, apenas se o contribuinte optar pelo parcelamento da dívida. Além da cota única, têm outros dois prazos para pagamento à vista do IPTU 2021 com descontos diferenciados: 30 de abril com desconto de 9% ou 31 de maio, sendo que nesta terceira data o desconto será de 7%.

Fora esses três prazos para pagamento à vista e em cota única, o contribuinte poderá optar pelo parcelamento do valor total da taxa de IPTU 2021, em oito parcelas, sendo a primeira com vencimento em 31 de maio e a oitava parcela com vencimento para 30 de dezembro de 2021.

Inadimplência chega a 40% todos os anos

Anualmente a Prefeitura totaliza lançamentos de aproximadamente R$26 milhões através do imposto, com estimativa de arrecadação de cerca de R$16 milhões. Os valores não pagos pelos contribuintes entram em dívida ativa e serão alvos de ações judiciais.  “O índice de inadimplência chega a uma média de 40% todos os anos, o que impacta muito nas contas públicas da prefeitura que contam com este montante”, comenta o secretário interino da Administração e Fazenda, Antonio Cezar Arruda.

Um percentual de 50% do valor arrecadado é destinado aos setores da Educação e Saúde, sendo 25% e 15% respectivamente para cada uma das pastas, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Prefeitura firma convênio com Banco do Brasil

Com o objetivo de facilitar o pagamento para os correntistas do Banco do Brasil, a Prefeitura de Lages firmou um convênio com a instituição bancária. Os contribuintes do Município, correntistas do BB, poderão utilizar as plataformas digitais para o pagamento do IPTU 2021. A facilidade está disponível tanto para pessoa física quanto jurídica através da internet no celular, computador e terminal de autoatendimento.

A partir do dia 11 de janeiro (data de internalização do arquivo), mais de 27 mil correntistas do Banco do Brasil no município de Lages já terão acesso à agenda de tributos detalhados vinculados ao seu CPF. O cliente deve selecionar o débito, confirmar as informações e realizar o pagamento. O contribuinte também receberá notificações no aplicativo BB, na sua caixa postal, no computador e no autoatendimento sobre os débitos do IPTU 2021.

Quando acessar a plataforma digital, o contribuinte deve observar as seguintes orientações:

1 – No celular: Pagamentos > Agenda de Tributos

2 – Internet Pessoa Física: Pagamentos > Lista de Débitos > Consulta/Pagamento

3 – Nos Terminais de Autoatendimento: Pagamentos > Agenda de Tributos

Consultar/Pagar

4 – Gerenciador Financeiro para Pessoa Jurídica: Pagamentos > Agenda de Tributos > Consultar/Pagar.

Em todas as opções descritas acima, uma lista com os lançamentos de IPTU de 2021 de propriedade do correntista será apresentada e no detalhe de cada uma delas são informados os dados individualizados como: Sequencial, Endereço, Valor do Desconto; Data de Vencimento e Valor a Pagar.

Foto: Toninho Vieira/Texto: Aline Tives

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!