Notícia no Ato

Livro conta história de famílias icônicas de Lages

“A História da Minha Família” apresenta a genealogia das famílias lageanas Arruda e Benthien

Salete Arruda Benthien nasceu em Lages em 17 de setembro de 1947. É escritora já com dois títulos publicados, “Em Busca do Meu Eu” e “Lembranças…Nada Mais!”. Em seu terceiro livro, “A História da Minha Família”, a membro da Associação Lageana de Escritores (ALE) apresenta um dedicado resgate histórico da sua família. A obra foi lançada no final de 2020 e contou com o apoio da ALE e Prefeitura de Lages, através da Fundação Cultural (FCL).

As famílias Arruda e Benthien são apresentadas com um dedicado relato histórico que tem seu capítulo inicial no Rio de Janeiro em 1759, com Matheus José de Souza, o primeiro protagonista da família. Segundo Salete, o nome de Matheus foi o ponto de partida para a criação da obra. “Foi preciso dar um pulo em Painel para saber dessas origens”, comenta a escritora.

A autora conta ainda que seu ancestral José Pereira Benthien tem importante colaboração na formação de Lages. “Ele ajudou na construção de várias igrejas aqui, entre elas, a nossa Catedral Diocesana. Nossa família possui um histórico muito bonito e associado à formação da cidade”, ressalta.

Em pouco mais de 100 páginas é possível acompanhar o roteiro das origens da fonte de pesquisa, desde a Europa, com a família Benthien, e os Arruda na Fazenda Boa Vista, em Cajuru. “Agradeço amigos, familiares que contribuíram com fotos para que essa obra fosse possível. À Prefeitura e Fundação Cultural, aos colegas da Associação Lageana de Escritores, em especial nossa presidente Telma Junges e Alexandro Reis, pelo apoio recebido. São inúmeras as pessoas que me incentivaram. Para todos (as) meu muito obrigado de coração”, agradece a escritora. Para informações de como adquirir o livro, basta enviar mensagem para o WhatsApp (49) 98413-5022.

Foto: Salete Arruda Benthien

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!