Notícia no Ato

Prefeito supervisiona avanço das obras de revitalização e modernização da rua Coronel Córdova

“(…) Assim como um relevante ponto de localização por abrigar agência dos Correios, agências bancárias, casas lotéricas, galerias, lojas, serviços e por estar entre os dois calçadões, a rua será um agradável referencial de lazer, com calçadas para maior segurança às pessoas e mesinhas ao ar livre.” – Antonio Ceron

Os serviços de inovações de infraestrutura na rua Coronel Córdova completaram sua primeira semana de execução. As obras foram vistoriadas na manhã desta sexta-feira (15 de janeiro) pelo prefeito Antonio Ceron e pelo secretário interino do Planejamento e Obras, João Alberto Duarte.

A revitalização e remodelação da rua Coronel Córdova, uma das principais de Lages, constituem-se na última etapa do projeto que contempla também a revitalização completa da rua Nereu Ramos, Praça João Costa, Calçadão Túlio Fiúza de Carvalho, Praça João Ribeiro (Praça da Catedral Diocesana) e trecho da rua Correia Pinto, cujos serviços são executados pela empresa Terra Engenharia.

A via Coronel Córdova terá asfalto novo, mas o primeiro estágio de trabalhos compreende a troca de tubulação antiga da rede de água potável que abastece as residências e pontos comercias e da rede de saneamento básico (esgoto), além da substituição da rede de água pluvial (coletora das águas das chuvas). A Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) está realizando a substituição das redes de esgoto e água potável, através da terceirizada Águas do Planalto. E a empresa Terra Engenharia está responsável pela rede de água pluvial e pelas calçadas.

As obras das redes começaram no trecho que parte da agência dos Correios (esquina com as ruas Frei Rogério e João de Castro) até os calçadões da Praça João Costa e Túlio Fiúza de Carvalho. Depois, o restante da via, dos calçadões até a esquina com as ruas Quintino Bocaiúva e João de Castro.

Posteriormente, seguindo o cronograma de escala de benfeitorias, será implantada uma nova camada de pavimentação asfáltica, construídos passeios públicos (calçadas), instalada iluminação em LED e estabelecido o paisagismo, tudo nos mesmos moldes do que foi feito na rua Nereu Ramos. Em seis meses Lages terá uma nova Coronel Córdova. “Constantemente, a engenharia civil fiscal da obra está em acompanhamento das tarefas. A movimentação de máquinas e caminhões e todos os eventuais transtornos são passageiros e darão lugar a uma rua digna de maior organização e aproveitamento pelas famílias lageanas. Assim como um relevante ponto de localização por abrigar agência dos Correios, agências bancárias, casas lotéricas, galerias, lojas, serviços e por estar entre os dois calçadões, a rua será um agradável referencial de lazer, com calçadas para maior segurança às pessoas e mesinhas ao ar livre”, opina o prefeito Antonio Ceron.

Aos motoristas de veículos comunica-se que o tráfego de veículos no local passa por interferências, adequadamente sinalizadas pela Diretoria de Trânsito (Diretran). Todo cuidado é indispensável e adotar rotas alternativas é inevitável. Moradores deste endereço devem utilizar o trânsito pela contramão para ter acesso aos edifícios. Em âmbito geral, a revitalização do Centro tem um investimento de aproximadamente R$ 13 milhões, recursos do Governo do Estado e contrapartida da prefeitura.

Texto: Daniele Mendes de Melo/Fotos: Ary Barbosa

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!