Notícia no Ato

Com região em estado gravíssimo na matriz de risco da Covid-19, Lages segue com os trabalhos de fiscalização da Força de Segurança

O cidadão pode denunciar quaisquer irregularidades ou obter outras informações ligando para o 199 (durante a semana – segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para (49) 98406-4037 (Defesa Civil – plantão 24 horas)

Segundo o mapa de risco em relação à Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde, o Planalto Catarinense está, atualmente, classificado no nível gravíssimo (fase vermelha). Isto significa, caso não sejam adotadas medidas severas de prevenção, que o número de pessoas infectadas aumentará exponencialmente na região, sobrecarregando o sistema de saúde.

Cabe ao Poder Municipal identificar os locais onde há possibilidade de aglomerações e consequente multiplicação de vetores de contaminação. Em Lages, esta tarefa está sendo realizada pela Força de Segurança do Gabinete Emergencial de Prevenção e Acompanhamento ao Coronavírus, em que a Defesa Civil visita empresas e estabelecimentos comerciais, procurando conscientizar sobre os riscos da pandemia e os procedimentos que devem ser adotados com a finalidade de todos se protegerem e evitarem o contágio. Também atende denúncias, visando coibir festas e reuniões clandestinas.

No período noturno dos finais de semana, incluindo as sextas-feiras, a fiscalização intensifica o trabalho vistoriando praças, bares, restaurantes, lanchonetes, supermercados, padarias, igrejas e demais lugares onde houver concentração de pessoas e, consequentemente, possibilidades de proliferação do coronavírus. Em situações extremas, a Defesa Civil conta com o auxílio da Polícia Militar (PM), que usa de poder coercitivo para multar os infratores ou tomar outras providências.

A fiscalização da Força Tarefa percorreu ruas e avenidas de Lages na noite desta sexta-feira (22 de janeiro), com averiguação do cumprimento das normas de decretos municipais e de portarias estaduais, além da prestação de orientações para proprietários, funcionários e clientes de estabelecimentos. Conforme o secretário executivo interino da Defesa Civil de Lages, Luiz Henrique de Souza, “a comunidade poderá denunciar quaisquer irregularidades ou obter outras informações ligando para o 199 (durante a semana – segunda a sexta-feira, das 7h às 19h) ou para (49) 98406-4037 (plantão 24 horas da Defesa Civil)”.

Texto: Raul Arruda

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!