Notícia no Ato

Educação realiza 1ª Semana de Educação Permanente

Cerca de 1900 professores serão capacitados. Ao longo do ano serão realizados outros sete encontros, totalizando 40h de educação permanente gratuitas

O Núcleo de Excelência em Educação Permanente, da Secretaria de Educação de Lages, iniciou nesta segunda feira (dia 5 de Março), a 1ª Semana de Educação Permanente.  A capacitação dirigida a todos os professores da rede municipal de ensino acontece na sede da secretaria de Educação, no período matutino e vespertino, durante o período de hora/atividade dos professores.

De acordo com o diretor de Ensino, Carlos Eduardo Canani, os horários dos encontros foram definidos, no início do ano com os gestores das unidades de ensino, para assegurar que os professores pudessem comparecer, mas sem comprometer a carga horária dos estudantes. “Os professores querem trocar experiências, mas não eram fornecidas as condições para eles comparecessem. Por isso, fizemos todo um quebra-cabeça com os gestores para organizar os horários e assim garantimos uma grande adesão”.

Há mais de 24 anos na rede municipal de ensino, a professora Conceição Aparecida de Jesus acredita que as capacitações permitem renovar e aprimorar os conhecimentos e experiências. “Às vezes temos uma prática, mas precisamos buscar teorias que comprovem a eficácia”, destaca. Na busca pela renovação, após 23 anos como professora regente, no ano passado ela assumiu as aulas de Literatura e Produção Textual, uma dos grupos da capacitação desta segunda-feira. Neste ano, a disciplina que era trabalhada como projeto nas escolas do município foi incorporada a grade curricular.

Durante os encontros, divididos por grupos específicos, os professores compartilham experiências, recebem orientações, discutem métodos de avaliação, planejamento, conteúdos e métodos didáticos.  Ao final do encontro, eles também recebem um caderno, chamado de “Diário de Bordo”, para relatar suas percepções, análises e observações sobre cada um dos oito encontros que ocorrerão ao longo do ano. De acordo com a coordenadora do NEEP II, Evelise Faraco de Oliveira, o caderno também servirá como base para o material científico que será produzido no próximo ano.

Achou essa matéria interessante? Compartilhe!

Deixe um comentário